05/09/2023 15:51 | Desenvolvimento HumanoInclusão Social

Secretaria do Trabalho entrega em Messias mais de 600 certificados a concluintes do Emprega Mais Alagoas

Município foi o terceiro a receber o programa, que ainda está em fase de teste

Ascom Seteq

Natalício Vieira / Ascom Seteq

O secretário de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação Arthur Albuquerque, entregou, ao lado do prefeito de Messias, Marcos Silva, e de outras autoridades políticas, 650 certificados aos alunos participantes das oficinas do projeto-piloto Emprega Mais Alagoas. A solenidade aconteceu na última segunda-feira (4), e os cursos beneficiaram pessoas em vulnerabilidade social.

No município, foram ofertados oito cursos de qualificação profissional: Social Media, Corte e Costura, Informática Básica e Avançada, Doces Finos, Pizzaiolo, Design de Sobrancelhas, Extensão de Cílios e Cabeleireiro para homens e mulheres. Com a conclusão das oficinas, os participantes serão cadastrados no Sistema Nacional de Empregos (Sine) para concorrer a uma vaga e ingressar no mercado de trabalho.

A cabeleireira Paola Santos foi uma das beneficiadas com as oficinas. Ela conta que já atua no ramo da beleza, e decidiu fazer o curso de design de sobrancelhas para levar outro serviço aos seus clientes. "Já tenho um pequeno salão, sei algumas técnicas de sobrancelha, contudo, quando surgiu a oportunidade de aprender outras formas com uma profissional, eu não pensei duas vezes", afirmou, agradecendo ao Governo de Alagoas e à prefeitura de Messias.

Para o secretário Arthur Albuquerque, o programa já é um sucesso e vem cumprindo com o objetivo de levar capacitação profissional aos alagoanos. “Aqui no município de Messias foram 650 alunos beneficiados. Essa é a terceira cidade, e já ultrapassamos a marca de 2.300 beneficiados. A secretaria vai encaminhá-los ao mercado de trabalho, e os outros vão levar o que aprenderam aqui para seus empreendimentos. Isso é muito gratificante” disse o gestor.

“O meu sentimento hoje é de gratidão”, disse o prefeito de Messias, Marcos Silva, que afirmou ser um privilégio receber o programa. “Tenho certeza que os números positivos alcançados aqui serão de fundamental importância para que o programa seja levado aos demais municípios alagoanos”.

O projeto-piloto ainda está em fase de teste, mas já passou por outras duas cidades, Joaquim Gomes e Coqueiro Seco. O objetivo da secretaria é elaborar um relatório com os resultados alcançados para apresentar ao governador Paulo Dantas. A ideia é mostrar o número de alagoanos beneficiados pelo programa, e estendê-lo para todos os municípios do estado.