22/12/2022 11:03 | Inclusão Social

Secretaria do Trabalho entrega 630 kits de EPI’s para catadores do Programa Catamais Alagoas

A entrega dos kits é apenas uma das etapas do projeto, que visa à inclusão social e produtiva dos catadores de materiais recicláveis do Estado de Alagoas


Programa visa a inclusão social e produtiva dos catadores de reciclaveis

Ascom Sete


José Arnaldo / Ascom Sete

A Superintendência de Qualificação, Empreendedorismo e Economia Solidária da Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego (Sete) entregou 630 kits com Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) a 315 catadores e catadoras de materiais recicláveis de todo o Estado. Cada kit contém bota, protetor auricular, luvas e cinta ergonômica.

 

A ação faz parte do Programa Catamais Alagoas, desenvolvido por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado e o Ministério da Cidadania. Assinado em 2015, o programa visa  à inclusão social e produtiva dos catadores e catadoras de materiais recicláveis, com a implementação do Plano Estadual de Resíduos Sólidos.

 

Para garantir sua execução, a equipe técnica da Superintendência de Qualificação, Empreendedorismo e Economia Solidária da Sete montou uma força-tarefa, entre junho e dezembro deste ano, com a participação ativa das cooperativas.

 

Com os esforços unidos, o Catamais Alagoas conseguiu avançar e trazer benefícios palpáveis ao seu público-alvo. Além dos EPI’s, os 315 catadores receberam um kit de fardamento completo com calça, camisa e boné e mochila. O programa prevê, ainda, a capacitação e a assessoria técnica aos trabalhadores que estão cadastrados nas 25 cooperativas distribuídas em 20 municípios alagoanos da Região Metropolitana, Tabuleiros do Sul, Norte, Serrana dos Quilombos, Agreste, Planalto da Borborema e Alto e Médio Sertão.

 

Entre janeiro e março de 2023, serão entregues 10 prensas hidráulicas, 11 paleteiras com balança, 3 elevadores de carga, 3 esteiras de carga e 4 empilhadeiras elétricas. Também estão previstas a capacitação de 1.117 catadores e catadoras e a  incubação de 47 empreendimentos de reciclagem. A execução das etapas do programa está assegurada pela instituição do Comitê Alagoas Catador. 

 


“O Programa Catamais e o Comitê representam, a partir de agora, uma política pública de ações que saem do papel para sua execução no combate à pobreza e a geração de renda, além de dar mais visibilidade a esses trabalhadores, que são instrumentos importantíssimos para a preservação do meio ambiente. Esse comitê é um divisor de águas”, destaca a secretária de Estado do Trabalho e Emprego, Patrícia Mourão.

 

Composto por várias instituições e associações, como o Movimento Nacional dos Catadores, Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) e Universidade Federal de Alagoas (Ufal), além de representantes de secretarias estaduais, o Comitê representa um grande avanço para o segmento e para a política ambiental em Alagoas, sendo fundamental para a efetivação das políticas públicas estaduais voltadas aos catadores e catadores de recicláveis, além da implantação da Lei de Resíduos Sólidos.