29/11/2023 16:29 | Meio Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente vai representar Alagoas na COP-28, em Dubai

Evento reunirá 197 países e mais de 200 líderes internacionais para discutir efeitos do aquecimento global


Gino César vai fazer palestra no painel da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA)

Ascom Semarh


Bruno Gomes (sob supervisão) / Ascom Semarh

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) irá representar o Governo de Alagoas no maior evento sobre mudanças climáticas do mundo. Titular da pasta, o secretário Gino César participará da 28ª edição da Conferência das Partes (COP) das Organizações das Nações Unidas (ONU), entre os dias 30 a 12 de novembro, em Dubai, nos Emirados Árabes.



Na programação, Gino César irá palestrar no terceiro painel da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (ABEMA), com o tema "Transição energética justa: oportunidades e desafios da energia renovável no território brasileiro", que acontecerá no dia 5 de dezembro com a participação de representantes dos estados da Bahia, Pernambuco, Ceará e Piauí. 

 

 



Além disso, o secretário será o mediador em uma apresentação da ABEMA, no dia 8 de dezembro. O painel terá como tema "Oportunidades para investimentos em programas de conservação e restauração", e contará com a presença dos representantes dos estados de Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro.



O Brasil deve enviar a sua maior delegação da história nesta edição, com cerca de 2.400 inscritos entre representantes do governo federal, estadual, setor privado e sociedade civil. Para o evento, mais de 70 mil pessoas de o globo são esperadas. Gino César ressalta a importância de participar mais uma vez da conferência. “Este evento global é uma grande oportunidade para demonstrarmos nosso compromisso com a sustentabilidade, compartilharmos as iniciativas bem-sucedidas implementadas em nosso Estado e contribuímos ativamente para os esforços globais no combate às mudanças climáticas”, concluiu.



O objetivo da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas é abordar as mudanças climáticas de forma global, buscando a estabilização das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera em níveis que evitem interferências perigosas no sistema climático. As COPs reúnem representantes de países membros, organizações intergovernamentais, organizações não governamentais e outras partes interessadas para discutir e negociar ações para enfrentar as mudanças climáticas.


Em 2022, Gino César também participou da COP27, realizada na cidade de Sharkm El Sheikh, no Egito, entre os dias 6 a 18 de novembro.