08/11/2023 14:35 | Meio Ambiente

Secretaria do Meio Ambiente realiza manutenção preventiva em 29 pontos de monitoramento hidrometeorológico

Ação garante o funcionamento dos equipamentos, contribuindo para a emissão de alertas aos órgãos de proteção e defesa civil

Processo de aprimoramento dos equipamentos não resultou em interrupção ou perda de dados

Ascom Semarh

Bruno Gomes / Ascom Semarh (sob supervisão)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou uma operação de manutenção preventiva em 29 pontos de monitoramento hidrometeorológico em todo o estado de Alagoas. Em 15 dias, a equipe da secretaria percorreu 28 municípios alagoanos, do litoral ao sertão, para realizar a manutenção de todos os equipamentos e a atualização de chips nas estações hidrometeorológicas, resultando no aprimoramento da rede de prevenção em desastres naturais.

"Realizamos a limpeza dos pluviômetros e dos painéis solares, reset dos equipamentos e download dos dados armazenados, seguindo a rotina padrão das manutenções preventivas. Essas manutenções ocorrem a cada quatro meses em cada equipamento para garantir o funcionamento contínuo da rede", explicou o gerente de Gestão de Rede de Monitoramento, Brunno Castro.

Além da manutenção, houve a substituição dos chips de armazenamento, coleta e envio de dados em tempo real para a Sala de Alerta, fornecendo informações hidrometeorológicas da região. Essa ação auxilia na análise de cenários de risco de desastres naturais e na emissão de alertas.

O processo de aprimoramento dos equipamentos não resultou em interrupção ou perda de dados, garantindo a continuidade do monitoramento em todos os 29 pontos em Alagoas, sendo que seis das sete regiões do estado foram beneficiadas: Litoral, Zona da Mata, Sertão, Sertão do São Francisco e Baixo São Francisco.

“Ao realizar a atualização dos chips e a manutenção em 29 pontos estratégicos, estamos investindo na segurança do povo alagoano. Essa ação é parte de nosso compromisso contínuo de aprimorar a prevenção a desastres naturais em todas as regiões do estado”, afirma o secretário Gino César.

A implementação da nova rede de monitoramento está em andamento, seguindo um cronograma para ser concluída até o início do período chuvoso de 2024. Esse avanço colocará Alagoas como o primeiro estado do país a atingir 100% de cobertura no monitoramento meteorológico, abrangendo todos os municípios alagoanos.

A iniciativa contribuirá significativamente para a emissão mais rápida de avisos e alertas aos órgãos de proteção e defesa civil, reduzindo os riscos para a população e aprimorando as atividades da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais da Semarh.