08/12/2022 14:30 | SegurançaInstitucional

Secretária do Gabinete Civil participa da formatura dos policiais penais

Solenidade marca ingresso de 255 novos servidores ao sistema prisional alagoano


Pei Fon/ Agência Alagoas


Elen Oliveira

A secretária do Gabinete Civil, Luiza Barreiros, representou o governador Paulo Dantas na solenidade de formatura da primeira turma de policiais penais que passam a integrar o quadro de servidores da Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).

Realizada nesta quinta-feira (8) no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, a solenidade foi conduzida pelo secretário de Ressocialização, coronel Marcos Sérgio, e também contou com  a presença do secretário de Segurança Pública, Flavio Saraiva, e do delegado geral de Polícia Civil, Gustavo Xavier, além de outras autoridades da área.



Aos formandos,  familiares e convidados, Luiza Barreiros lembrou da época em que os antigos presídios São Leonardo e  Santa Luzia se  destacavam pela insegurança e as constantes rebeliões e ressaltou a importância do investimento na reestruturação do sistema e da profissionalização dos servidores, especialmente com a estruturação da carreira do policial penal.


"O policial penal, então agente penitenciário, não tinha a formação atual e a atuação era muito distante da realidade que temos hoje", comentou. A secretária disse estar honrada por participar da solenidade e informou que tem acompanhado o processo desde a nomeação dos aprovados no concurso público.


"Recebi do governador Paulo a missão de representá-lo hoje aqui e fiquei honrada. A nomeação dos aprovados aconteceu no início da gestão do governador Paulo e foi, pelo que lembro,  a primeira publicação muitíssimo importante que o Gabinete Civil fez no Diário Oficial comigo à frente da pasta", afirmou. "Lembro de ter eu mesma levado os atos de nomeação para serem assinados um a um pelo governador e da felicidade dele ao fazê-lo, mesmo com o ombro machucado e assinando com a mão esquerda",  pontuou.



A solenidade é o ato de  conclusão do Curso de Formação ofertado pela Escola de Administração Penitenciária. A partir de agora, 255 servidores, sendo 86 mulheres e 169 homens, passam a atuar nas unidades prisionais de Alagoas. A formação inclui práticas de escolta, remoção, prisão, manejo de armamento, defesa pessoal e direitos humanos. A formação orienta para a aplicação de técnicas e tecnologia de menor potencial ofensivo e gerenciamento de crise no ambiente prisional.

VALORIZAR O SERVIÇO PÚBLICO

Os aprovados no concurso tomaram posse no dia 1º de julho, em solenidade também realizada no Centro de Convenções. 

"Participei do ato de posse, uma solenidade com discursos que me emocionaram pela felicidade expressa, na ocasião, pelo ex-governador Renan Filho, o governador Paulo Dantas e o coronel Marcos Sérgio, por terem finalizado mais um concurso público em nosso Estado. Os que falaram pelos nomeados também expressaram emoção pelo êxito num concurso público tão difícil. O que vi e ouvi foi inspirador por mostrar a importância de o Estado oportunizar o ingresso no serviço público a pessoas que escolheram para suas vidas prestar serviço à população com qualidade e dedicação", ressaltou a secretária.



Luiza Barreiros encerrou seu discurso enfatizando a relevância das atribuições a serem exercidas pelos formandos, do compromisso e da responsabilidade do Estado com a segurança dos custodiados e com a ressocialização. 

"O serviço a ser prestado por vocês é essencial e de uma importância sem tamanho. Vocês terão contato direto com pessoas sob privação da liberdade, encarcerados que são marginalizados pela sociedade, que vivem os mais tristes dias, uma das condições mais temidas por todos que vivem plenamente sua liberdade. Mas eles possuem direitos fundamentais que deverão ser preservados, em nome da dignidade da pessoa humana, e o Estado confia a vocês essa missão", afirmou.