09/11/2023 16:56 | Cultura

Secretaria do Desenvolvimento emite declarações para artesãos participarem da Lei Paulo Gustavo Alagoas

Mais de 400 certidões foram emitidas nos últimos dias, prazo termina nesta sexta (10)


Sedics emite declarações de atividades culturais e artesanais para artesãos

Raphael Silva / Ascom Sedics


Raphael Silva e Maria Eduarda (sob supervisão) / Ascom Sedics

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio do programa Alagoas Feita à Mão, realizou a emissão de declarações de atividades culturais e artesanais para os artesãos cadastrados que desejam se inscrever nos editais da Lei Paulo Gustavo Alagoas, que ficam abertos até o dia 15 de novembro.

 

Para solicitar o documento, o artesão cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) deverá procurar a sede da Sedics, na Av. da Paz, no Jaraguá, e apresentar a Carteira Nacional do Artesão. A emissão da declaração segue até esta sexta-feira (10).

 

A documentação é emitida pela representação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) em Alagoas junto à Sedics, e deverá ser apresentada para a inscrição nos editais para o Prêmio Nelson da Rabeca para o Artesanato Alagoano, que se insere nas políticas de valorização e difusão da cultura alagoana.




De acordo com a gerente de Design e Artesanato do Alagoas Feita à Mão, Anne Ferreira, mais de 400 certidões foram emitidas nos últimos dias. “Ficamos extremamente felizes com a expressiva procura dos artesãos alagoanos à nossa gerência para obter uma das declarações necessárias para participar do edital. Isso mostra o quanto nossas ações estão alcançando e beneficiando cada vez mais os artesãos do estado”.

 

Sobre a Lei

 

A Lei Paulo Gustavo Alagoas permite que os artesãos tenham a oportunidade de submeter suas ações e projetos aos editais dos órgãos federativos, alavancando suas iniciativas. É um marco que representa o maior investimento cultural destinado à expansão de projetos criativos em função do fortalecimento cultural. Através do artesanato é possível destacar a identidade cultural do Estado e consolidação do patrimônio histórico.