04/10/2023 16:11 | Assistência Social

Secretaria de Prevenção à Violência realiza busca ativa por dependentes químicos em Arapiraca

Duas pessoas foram encaminhadas para tratamento em uma das comunidades terapêuticas credenciadas


Equipes itinerantes percorreram locais com grande concentração de dependentes químicos

Ascom Seprev


Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), por meio do Centro de Acolhimento de Arapiraca, realizou, nesta terça-feira (3), uma busca ativa noturna por dependentes químicos no município. A ação integra o cronograma da Superintendência de Políticas Sobre Drogas da Seprev, e resultou no acolhimento de duas pessoas.

 

As equipes itinerantes da Rede Acolhe percorreram locais com grande concentração de dependentes químicos para escutar as demandas desta população e apresentar a possibilidade de tratamento. As duas pessoas acolhidas foram encaminhadas para tratamento em comunidades terapêuticas credenciadas ao Governo do Estado.

 



Atualmente, a Rede Acolhe conta com 33 comunidades terapêuticas acolhedoras, que oferecem 750 vagas disponíveis para homens, mulheres e adolescentes a partir dos 12 anos de idade. Lá, o acolhido recebe suporte profissional de uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais e técnicos, que o acompanha durante todo o processo, ampliando consideravelmente as chances de êxito no tratamento.


O coordenador do Centro de Acolhimento de Arapiraca, Felipe Bispo, ressalta a importância das ações itinerantes e do apoio profissional para quem deseja abandonar o vício de forma permanente.

 

“Na maioria das vezes, o dependente químico se encontra em uma situação de extrema vulnerabilidade social, além de sofrer com os prejuízos ocasionados pelo uso dessas substâncias. Tudo isso dificulta uma tomada de decisão para o tratamento. As ações itinerantes e as buscas ativas são fundamentais para que essas pessoas possam ingressar no tratamento e superar a dependência química de forma efetiva”, afirmou o coordenador.


 


Atendimento

 

Quem tiver interesse em receber uma visita das equipes técnicas e solicitar o acolhimento para si ou para um familiar, basta ligar no número 0800 280 9390. O atendimento também pode ser feito de forma presencial em um dos Centros de Acolhimento, localizados em Maceió, Arapiraca e Santana do Ipanema.