17/10/2023 15:32 | Direitos HumanosInclusão Social

Secretaria de Prevenção à Violência realiza atendimento a pessoas em situação de rua no Benedito Bentes

Ação mobilizou equipes da Rede Acolhe, do Ronda no Bairro e da Casa de Direitos de Maceió

Trabalho de prevenção à violência de suma importância para a sociedade alagoana

Vitor Beltrão / Ascom Seprev

Everton Dimoni / Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, na noite desta segunda-feira (16), uma ação integrada de busca ativa por dependentes químicos e atendimento a pessoas em situação de rua no bairro do Benedito Bentes, em Maceió. O trabalho envolveu as equipes da Rede Acolhe, do Ronda no Bairro e da Casa de Direitos de Maceió, resultando em diversos atendimentos.

A coordenadora do Centro de Acolhimento de Maceió, Jullyana Gomes, explica que, na maioria das vezes, dependentes químicos e pessoas em situação de maior vulnerabilidade social têm dificuldade em buscar ajuda profissional, por isso as ações itinerantes são tão importantes.

“Nós entendemos que nem sempre essas pessoas têm condições de buscar ajuda por conta própria. As ações integradas da Seprev são fundamentais para que essas pessoas tenham suas demandas contempladas em um só momento, a exemplo do acolhimento em comunidades terapêuticas credenciadas à Rede Acolhe”, afirmou Jullyana. “Nós sensibilizamos o público, informamos sobre os malefícios do uso de drogas e, mesmo que a pessoa não aceite o tratamento naquele momento, ela pode agendar a visita das equipes itinerantes, que irão até o destino para que a pessoa seja acolhida e possa vencer a dependência química de forma efetiva”.

A equipe social do Ronda no Bairro e as guarnições operacionais também participaram da busca ativa no Benedito Bentes, realizando o policiamento de proximidade e avaliando as necessidades do público. “O Ronda no Bairro é reconhecimento pelo atendimento humanizado. A equipe social está todos os dias nas ruas em busca de situações de vulnerabilidade para auxiliar essas pessoas a superar essa condição, seja motivada pelo uso de drogas, seja por falta de moradia, de documentos ou outros. As ações integradas vêm fortalecer ainda mais esse trabalho com uma abordagem multidisciplinar oferecida pelas diferentes superintendências”, afirma Vanessa Castro, coordenadora da equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro.

Emissão de documentos e outros serviços essenciais voltados para garantia de direitos foram ofertados de forma gratuita pelos profissionais da Casa de Direitos de Maceió. A coordenadora do projeto Cidadão Legal, Josy Souza, explica que o intuito é assegurar direitos fundamentais à população em situação de rua, assegurando o acesso dessa população a serviços públicos e sua participação ativa na sociedade.

“A documentação é importante para tudo o que diz respeito ao exercício da cidadania, para que a pessoa tenha acesso aos seus benefícios e aos seus direitos. Por isso levamos à população em situação de rua o acesso facilitado à documentação básica, como Certidão de Nascimento, RG, CPF, Carteira de Trabalho, Título Eleitoral, Reservista, entre outros. É um trabalho de prevenção à violência de suma importância para a sociedade alagoana, na medida em que contribui para a redução da vulnerabilidade desse público”, destacou Josy Souza.