01/02/2024 11:09 | SegurançaDireitos Humanos

Secretaria de Prevenção à Violência articula ações integradas para a região Agreste

Iniciativa irá fortalecer a atenção do Estado ao público infantoadolescente

Equipes técnicas da Seprev e Município de Arapiraca trataram sobre ações de prevenção à violência

Ascom Seprev

Everton Dimoni - Ascom Seprev

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) realizou, nessa quarta-feira (31), uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação de Arapiraca para o planejamento de ações conjuntas para 2024. A parceria irá fortalecer o trabalho de prevenção à violência, garantia de direitos e combate ao uso de álcool e outras drogas na região Agreste.

Participaram da reunião coordenadores da Casa de Direitos e do Centro Acolhimento para Dependentes Químicos de Arapiraca. As ações integradas irão contemplar toda a rede pública de ensino, incluindo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de reeducandos do Presídio do Agreste.

“Com o levantamento da Secretaria Municipal de Educação, nós teremos um panorama das necessidades dos escolares, seja no âmbito da documentação, que é uma carência, uma vez que muitos alunos possuem apenas a certidão de nascimento, como também na promoção de palestras da Rede Acolhe sobre prevenção à violência e combate ao uso de álcool e outras drogas”, explica a coordenadora técnica da Casa de Direitos de Arapiraca, Priscila Araújo.

Outros serviços oferecidos pela Casa de Direitos também serão apresentados ao público escolar, como os projetos Pai Consciente, que busca promover o reconhecimento de filiação e assegurar que crianças e adolescentes tenham o nome do pai no registro civil, e o Respeita Meu Nome, que auxilia pessoas trans na mudança do nome e gênero no registro civil.

“Os atendimentos serão realizados tanto na Casa de Direitos quanto nas próprias escolas, beneficiando principalmente o público infantoadolescente, que necessita desse atendimento, mas nem sempre tem a autonomia para buscá-los. Lembrando que todos os serviços são 100% gratuitos”, afirmou Priscila Araújo.

Atendimento

Para quem busca atendimento ou mais informações, a Casa de Direitos de Arapiraca fica localizada na rua João Paulo II, 50, no bairro Alto do Cruzeiro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é o (82) 98752-2261.