15/04/2024 15:56 | Planejamento e Gestão

Secretaria de Planejamento discute em Brasília cessão do Centro Cultural Ruth Cardoso por mais 20 anos

Gestão de pessoas, patrimônio público e transformação digital foram outros assuntos abordados na missão à capital federal


Foram discutidos casos de regularização e funcionamento de imóveis do estado e da União construídos em Alagoas

Ericles Vitor/ Ascom Seplag


Larissa Costa/ Ascom Seplag

Uma comitiva da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) esteve em Brasília, nos dias 11 e 12 de abril, para cumprir uma agenda extensa junto ao Governo Federal. Entre as pautas, a discussão do contrato de cessão do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, que fica no bairro do Jaraguá. O espaço pertence à União e deve ser cedido novamente ao Estado de Alagoas por, no mínimo, 20 anos. 


“Entendemos o local como um espaço importante e de total interesse público, porque aquece a economia e o turismo do Estado. Ficamos entusiasmados com a recepção de toda a equipe da Secretaria do Patrimônio da União, para agilizarmos os processos e garantir a plena realização das atividades promovidas no espaço”, destacou a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.


Por meio de uma parceria entre o Governo de Alagoas e o Governo Federal, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso passa por um projeto de ampliação da infraestrutura, com investimento de aproximadamente 30 milhões de reais.  O espaço sedia eventos de grande porte no estado e atende às mais diversas necessidades de feiras, congressos, exposições, apresentações artísticas e culturais. O local conta ainda com o Teatro Gustavo Leite, que possui palco de 490 metros quadrados e 1.251 acentos.




Ainda em Brasília, a comitiva discutiu a regularização e o funcionamento de imóveis do Estado e da União construídos em Alagoas. “Nos posicionamos com um olhar para o patrimônio que potencializa recursos e aloca os imóveis de maneira mais eficaz para o interesse dos alagoanos”, salientou a secretária executiva da Seplag, Karine Silva, que também participou da agenda com o Governo Federal.


Já no Ministério da Gestão e da Inovação, a Seplag discutiu o programa de transformação digital de Alagoas. As equipes conversaram sobre os avanços do estado para modernizar e agilizar a prestação de serviços públicos. Ainda na agenda, os gestores alagoanos foram ao Ministério do Planejamento e Orçamento apresentar as iniciativas que o Estado planeja para o desenvolvimento sustentável. 


Progestão

 

A comitiva do Governo de Alagoas aproveitou a ida à Brasília para se reunir também com representantes do Banco Mundial. A pauta foi voltada para o Programa de Sustentabilidade Fiscal, Eficiência e Eficácia do Gasto Público (Progestão), que irá melhorar a gestão de recursos públicos, por meio da qualificação do gasto e aumento da eficiência financeira. A Seplag é um órgão executor do programa, no que se refere à gestão de pessoas e gestão patrimonial.