17/10/2023 13:43 | Saúde

Secretaria de Governo e Cria promovem momento de conscientização e prevenção ao câncer de mama

Evento, que reuniu servidoras e servidores do Palácio República dos Palmares, contou com palestras, aferição de pressão, medição de glicemia e orientações para o autoexame

Ação contou com aferição de pressão, medição de glicemia e orientações sobre a necessidade da realização do autoexame

Pei Fon / Agência Alagoas e Rodrigo Marinho / Ascom Cria

José Arnaldo / Ascom Segov

As secretarias de Estado de Governo (Segov) e da Primeira Infância (Cria) promoveram, na manhã de hoje (17), no auditório Aqualtune do Palácio República dos Palmares, um momento voltado ao Outubro Rosa. O mês é lembrado por alertar sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, com conscientização e incentivo para realização do autoexame para as mulheres e, também, para os homens.

Em parceria com a equipe do Serviço de Educação Corporativa do Ambulatório 24 Horas Noélia Lessa, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a ação contou com aferição de pressão, medição de glicemia e orientações sobre a necessidade da realização do autoexame e da busca por ajuda médica. O diagnóstico precoce pode ajudar no combate da doença, com 95% dos casos com remissão total do câncer.

"A integração entre as secretarias, para levar informação e conscientização às servidoras e servidores, é muito importante. Nos unimos e trouxemos palestras e orientações para incentivar o diagnóstico precoce e prevenir o câncer de mama. É preciso, também, trazer esse momento para os servidores, que abraçaram com muito carinho a ação", explicou a secretária Executiva de Gestão Interna da Segov, Adely Meirelles.

Superação

"Nós tiramos tanto tempo para as redes sociais e para o nosso trabalho, que esquecemos de tirar um tempo para olhar para a gente. Eu descobri que tinha algo diferente há doze anos. Depois de um banho, fui passar o hidratante no corpo e percebi uma bolha. Aquilo me chamou atenção e fui buscar orientação. Após exames, descobri que se tratava de um câncer", contou a técnica de enfermagem, Silvia Maria Gomes do Nascimento, presente ao evento.

Com a descoberta, ela adotou dois focos em sua vida: não morrer e ficar boa. Durante o tratamento e com todas as dificuldades, enfrentou o desafio e contou com o apoio da família e amigos, que seguiram buscando ajuda. Com o diagnóstico precoce e o tratamento, foi possível tratar e conseguir remissão de 100% da doença, podendo compartilhar sua história com todos.

Necessidade do autoexame

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional de Alagoas, Alexandre José Calado Barbosa, é muito importante a mulher ter o autoconhecimento. “A gente se olha todo dia no espelho e percebe que tem algo diferente. É isso que faz o autoexame; ele vai fazer com que você conheça seu corpo. Em uma pouca diferença, você consegue perceber e procurar os profissionais da saúde. Vale lembrar que os homens também precisam se cuidar. Eles são 1% dos casos", afirmou. O médico, que também é fundador do Instituto da Mama de Alagoas, ainda reiterou a parceria constante com o Estado de Alagoas na luta contra o câncer de mama e na busca de tratamentos na rede pública de saúde.

Participaram da ação os servidores das secretarias de Governo, da Primeira Infância, Comunicação, Governança Corporativa, Gabinete Civil e da Saúde, além dos colaboradores que trabalham no Palácio República dos Palmares.