10/10/2023 15:16 | Meio Ambiente

Secretaria de Estado do Meio Ambiente inaugura primeira horta urbana em Maceió

Essa será a 37ª horta urbana de Alagoas, o objetivo do programa é inaugurar hortas em todas as 102 cidades do estado


Secretário Gino César faz o plantio de hortaliças

Ascom Semarh


Maria Villanova e Tiago Di Lucas / Ascom Semarh

Um presente para os maceioenses! A inauguração da primeira horta urbana em Maceió está marcada para a tarde desta quarta-feira (11), na sede da Semarh, no bairro de Jacarecica. Este evento simbólico para a capital alagoana aborda sustentabilidade, segurança alimentar e educação ambiental, e faz parte do projeto Hortas Urbanas, desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh).


"Em resposta à necessidade urgente de promover uma alimentação saudável e a conscientização ambiental, surgiu o Hortas Urbanas. Esta é a 37ª horta inaugurada no estado, e já estamos planejando as próximas", informou o secretário Gino César.


O projeto Hortas Urbanas, iniciado em agosto de 2021, tem como objetivo principal conscientizar sobre a importância da sustentabilidade em escolas, ONGs e outros espaços com áreas viáveis para o cultivo de hortas. Além disso, capacita os agentes locais para produzir alimentos agroecológicos, livres de agrotóxicos, promovendo a segurança alimentar e a recuperação de terrenos ociosos e degradados.


Com a implementação da horta, servidores públicos e a comunidade do entorno da Semarh terão acesso a alimentos frescos e saudáveis, como vegetais, ervas e frutas, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada. Além disso, o cultivo de alimentos em hortas urbanas promove práticas agrícolas sustentáveis e ainda tem finalidade terapêutica.


As hortas urbanas estão distribuídas nos municípios de Teotônio Vilela, Campo Alegre, Taquarana, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Junqueiro, Mata Grande, Inhapi, Piaçabuçu, São Miguel, Porto Calvo, Marechal Deodoro, Girau do Ponciano, Murici, Chã Preta, Flexeiras, Olho d'água do Casado, São José da Tapera, Limoeiro de Anadia, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Craíbas, Santa Luzia do Norte, São Sebastião, Jequiá da Praia, Messias.


Os próximos passos do projeto incluem a implementação de mais hortas em pontos estratégicos da capital alagoana, ampliando o alcance das ações educativas e promovendo a sustentabilidade em diferentes comunidades.


A ação da Semarh reforça o compromisso com a preservação do meio ambiente, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável, promovendo um futuro com mais saúde e consciência ambiental para todos.