05/01/2024 15:52 | Saúde

Secretaria de Educação inicia campanha Janeiro Branco com servidores da pasta

Palestra sobre saúde mental aconteceu nesta sexta-feira no Centro de Formação Ib Gatto, no Cepa


Evento contou com parceria da Seprev

Thiago Athaíde / Ascom Seduc


Camylle Silva (Sob Supervisão) / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) deu início à campanha do Janeiro Branco, mês relacionado à saúde mental. Nesta sexta-feira (05) pela manhã, o órgão, por meio da Superintendência de Valorização de Pessoas (SUVPE), promoveu a palestra “Todo cuidador precisa de cuidado”, ministrada pelo psicólogo da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), Júnior Amaranto.

 

“Estamos começando o ano com esta palestra para que o servidor tenha acesso a um conhecimento para que produza um auto prognóstico para identificar possíveis situações de mal-estar psicológico e, se necessário, buscar uma ajuda profissional. É muito importante que esse conhecimento seja repassado no trabalho, de pessoa para pessoa, e também para nossos alunos”, observa o superintendente de Valorização de Pessoas, Alexandre Norberto.

 

Coordenadora de Qualidade de Vida da Seduc, Rosita Rodrigues conta que esta foi a primeira de uma série de ações da campanha. “Faremos não só palestras, mas várias atividades de conscientização para a melhoria da qualidade de vida, fortalecendo a aproximação e o acolhimento. Teremos programação para todo mês, com ações semanais”, adianta.

 

Valorizando a saúde mental


 

Responsável pela palestra, o psicólogo Júnior Amaranto chama atenção para o fato de que muitas pessoas ainda minimizam os danos que problemas de saúde mental podem trazer à sociedade. “Estamos vivendo a era das doenças emocionais. Tem gente que se preocupa com diabetes, hipertensão, mas que não quer acreditar que existe depressão, ansiedade. E esse é o foco de nossa palestra, mostrar que elas são reais e que, com o devido conhecimento e ajuda, podem ser vencidas”, pontua.

 

Rayné Melo, fonoaudióloga da Seduc e também envolvida na ação, complementa: “hoje os transtornos mentais estão se disseminando de uma forma muito rápida e preocupante. Então, eventos como este, mostram que, quando se trata de saúde mental, é preciso trabalhar a prevenção e não deixar para depois”, ressalta.