11/01/2024 17:29 | Educação

Secretaria de Educação divulga resultado do programa Daqui pro Mundo

Cinquenta estudantes da rede estadual participarão de intercâmbio na Inglaterra com tudo pago


Estudantes fizeram provas de proficiência na última quinta-feira

Thiago Athaíde / Ascom Seduc


Manuella Nobre / Ascom Seduc

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulgou o resultado dos 50 estudantes de ensino médio da rede estadual que participarão de intercâmbio de quatro semanas na Inglaterra por meio do programa Daqui pro Mundo.  A lista com os selecionados pode ser conferida no site da Seduc (www.educacao.al.gov.br).

 

Idealizado pelo governador Paulo Dantas e instituído por meio da Lei nº 8.783, de 22 dezembro de 2022, o Daqui pro Mundo visa fomentar o protagonismo juvenil, contribuindo para a preparação na vida em sociedade e mercado de trabalho, bem como para a ampliação do conhecimento acadêmico e do repertório cultural, além de estimular os estudantes a serem bilíngues.

 

No último dia 4 foi aplicado o teste de proficiência em inglês para os estudantes que concorriam a uma das 50 vagas do programa, abrindo a segunda etapa da seleção para o ‘Daqui pra o Mundo’, programa do Governo de Alagoas que vai proporcionar a oportunidade de um intercâmbio de quatro semanas na Inglaterra.

 

Critérios

 

Dentre os requisitos necessários para participar do programa estão: possuir no mínimo 16 anos de idade na data da viagem; ter obtido, ao longo do ano letivo anterior ao do início do programa, frequência mínima de 80% nas aulas regulares; não ter sido reprovado nos últimos três anos cursados na rede pública; ter alcançado a média mínima de 80 pontos no desempenho acadêmico escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa no ano anterior à viagem; possuir anuência do seu representante legal; e ter sido aprovado em processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, dentro do número de vagas disponibilizadas.


 

O processo de seleção está a cargo de uma comissão instituída pela Seduc. Além disso, a escola de idiomas Pearson ficará responsável por toda a logística do intercâmbio, bem como pela formação em língua inglesa, ministrando um curso intensivo de 350h/ano, e com direito à certificação internacional. 

 

Secretária executiva de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino destaca o alcance da iniciativa. “O programa Daqui pro Mundo vai proporcionar aos nossos estudantes a oportunidade não apenas de dominar a língua inglesa, que é um idioma universal, mas também de vivenciar uma experiência única, adquirindo ainda mais conhecimento para o mercado de trabalho e para a vida”, atesta a secretária.

 

Expectativa

 

Os estudantes selecionados para o intercâmbio estão exultantes e já contam os dias para a viagem, que deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2024.

 

“Conheci o programa graças à coordenação e direção da minha escola e minhas expectativas para a viagem são as melhores possíveis, pois sei que aprenderei mais sobre a cultura e o idioma inglês, além da experiência de visitar um outro continente e conhecer novas pessoas”, afirma Thafnnes Ramos, da Escola Estadual Maria das Graças de Sá Teixeira, de Maceió.

 



Também de Maceió, o estudante Amon Chalegre, da Escola Estadual Moreira e Silva, do Cepa, tem sensação similar. “Já estou ansioso para a viagem. Sei que lá terei a oportunidade de aprender mais e praticar a língua inglesa, a qual é de grande importância para todos em qualquer área”, diz Amon, que aponta seus pais como grandes incentivadores do seu aprofundamento no estudo do inglês.