21/09/2023 18:16 | Desenvolvimento EconômicoInclusão Social

Secretaria de Desenvolvimento assina acordo técnico com Delmiro Gouveia para projeto Road Show ABGD Huawei Solar

Objetivo é disponibilizar carreta-escola para ações gratuitas de capacitação técnica de mão de obra

Prefeita Ziane Costa destacou que trabalha para Delmiro Gouveira receber mais um instrumento de qualificação de mão de obra

Ascom Sedics

Livia Leão

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) assinou, nesta quinta-feira (21), um acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Delmiro Gouveia para a execução das recomendações apresentadas pelo Plano Nordeste Potência. O objetivo é disponibilizar a carreta-escola do projeto Road Show ABGD Huawei Solar para ações gratuitas de capacitação de mão de obra.

Celebrado também entre a Associação Brasileira de Geração Distribuída e o Instituto ClimaInfo, o acordo busca incentivar a transição da matriz energética com base em energias renováveis, de forma justa e inclusiva, em um sistema que traga benefícios para todos os estratos da sociedade, através de ações de capacitação para a geração da distribuída oriunda de energias renováveis.

A Huawei, maior fornecedora de equipamentos para redes de tecnologia e telecomunicações do Brasil, foi uma das empresas visitadas pelo governador Paulo Dantas durante a missão China. Na ocasião, o governador destacou que parcerias com empresas globais podem trazer benefícios significativos para o estado. Segundo a secretária, Caroline Balbino, a assinatura do acordo é um passo importante na política de interiorização, por trazer ainda mais benefícios para o município. Além de auxiliar na promoção da região para a atração de novos empreendimentos.

“O Estado de Alagoas vem atraindo investimentos para a geração de energias renováveis. Objetivando que a mão de obra, utilizada nessas empresas, seja genuinamente alagoana, a Sedics irá disponibilizar, através de um termo de cooperação técnica com a Huawei, a carreta-escola, que vai a Delmiro Gouveia para treinamentos e cursos voltados a energias renováveis”, explicou.

A prefeita Ziane Costa conversou com a secretária-executiva Maria Luiza Tenório e destacou que é extremamente importante para o município receber mais um instrumento de qualificação de mão de obra. “A área de energia solar vem crescendo muito em todo Brasil e Delmiro Gouveia está no polo deste desenvolvimento. Qualificar mão de obra e buscar parceiros para gerar emprego e renda no município será sempre minha missão e luta. São ações como esta que desenvolvem e mudam a vida das pessoas”.