11/05/2023 18:10 | Agricultura

Secretaria de Agricultura promove capacitação para o novo sistema do PAA Leite

Representantes dos pontos de entrega e entidades foram capacitados para aprimorar prestação de contas do Programa do Leite


Tatiane Gomes / Ascom Seagri


Tatiane Gomes / Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) promoveu nos dias 9, 10 e 11, em Maceió, uma capacitação com coordenadores e responsáveis pelos pontos de entrega de leite e entidades dos 102 municípios sobre o novo sistema do PAA Leite. 


O sistema foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e vai ajudar no aprimoramento da prestação de contas do Programa do Leite. Os responsáveis pelos pontos de entrega vão cadastrar os beneficiários e lançar as entregas de leite que são realizadas, informando data, horário, local e a origem do leite - de cabra ou de vaca. 


“Em Alagoas, a Secretaria de Agricultura já possui um sistema de controle estadual, que se baseia na organização e prestação de contas via CadÚnico. O novo sistema do Governo Federal incorpora um banco de dados maior, com cadastro de cada beneficiário. Isso ajuda a dar mais transparência no processo de entrega”, explica o gerente de Aquisição de Alimentos da Seagri, Diego Luna. 


Todos os pontos de entrega e entidades devem incorporar as informações no novo sistema do PAA Leite, com o cadastramento dos beneficiários e as entregas realizadas de janeiro a maio de 2023, com prazo até o dia 5 de junho. Posteriormente, deverão atualizar a prestação de contas das entregas que estiverem sendo realizadas. 


O Programa do Leite em Alagoas foi criado em 2002 e, atualmente, beneficia aproximadamente 100 mil famílias que vivem abaixo da linha da pobreza nos 102 municípios do Estado. Cada família assistida recebe quatro litros de leite por semana.