22/11/2023 14:08 | Agricultura

Secretaria de Agricultura, Emater e BNB assinam acordo para ampliar acesso de agricultura familiar ao crédito

Linhas de crédito serão disponibilizadas pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar


Agricultores familiares de Alagoas passam a ter acesso ao crédito ampliado e assistência técnicaAsc

Ascom Emater


Letícia Cardoso / Ascom Emater

A partir desta quarta-feira (22), os agricultores familiares de Alagoas passam a ter a garantia de acesso ao crédito ampliado e assistência técnica para uso do recurso. Isso é o que assegura o termo de cooperação técnica assinado pelo Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Emater), Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Banco do Nordeste. A assinatura aconteceu durante solenidade do XVI Prêmio de Microfinanças e VII Prêmio de Agricultura Familiar.


As linhas de crédito serão disponibilizadas pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). Como requisito para conseguir o crédito, o agricultor deve pertencer ao programa e ao grupo variável (aqueles que possuem renda familiar anual de até R$ 360 mil).


“O Pronaf tem uma excelente taxa de juros e possibilita o fortalecimento e crescimento dos negócios da agricultura familiar. A celebração deste termo favorece mais acesso e ampliação de crédito e traz melhorias gerais para esse grupo. Nosso papel é prestar a assistência necessária para que o recurso possa ser utilizado da melhor forma, possibilitando efetivamente dinamizar os sistemas de produção da agricultura familiar, uma vez que este setor é responsável por 70% da demanda de consumo que chega às mesas das famílias brasileiras. O acesso ao crédito do PRONAF com assistência técnica possibilita também uma oferta constante e permanente nos itens produzidos pela agricultura familiar”, pontua Moisés Leandro, diretor-presidente da Emater.



Alagoas possui mais de 82 mil estabelecimentos de agricultura familiar, em cadeias produtivas como apicultura, avicultura, grãos, fruticultura, olericultura, raízes e tubérculos e outros. De acordo com dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a agricultura familiar corresponde a cerca de 38% do Produto Interno Bruto Agropecuário do País.


“Além da assistência, esse acordo prevê uma estruturação e identificação conjunta, entre o Banco do Nordeste e da Emater, daquelas atividades que são consideradas prioritárias. Podemos citar a fruticultura, infraestrutura hídrica, apicultura, bovinocultura de leite e a bovinocultura. A orientação técnica aumenta a possibilidade de êxito dentro do empreendimento”, afirmou Sidney Reis, superintendente do Banco do Nordeste em Alagoas.


A secretária de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas, participou da solenidade e destacou a importância de celebrar um acordo de cooperação técnica que vai ajudar na ampliação de negócios com a agricultura familiar.  


"Nosso papel tem sido de fortalecer esses produtores e produtoras, para garantir que eles consigam produzir durante todo o ano. A assistência técnica é fundamental neste processo.  Ter mais acesso a crédito ajuda na inclusão produtiva, um investimento no crescimento dos agricultores familiares para produzir melhor o leite, raízes, legumes e verduras, frutas e grãos", afirma.


Os agricultores podem realizar a solicitação das linhas disponibilizadas pelo Pronaf desde o momento da assinatura do convênio. O acordo prevê também que a prestação da assistência técnica seja feita por até dois anos após a concessão do crédito.


Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Emater pelo número (82) 98752-3559, ou dirigindo-se até a sede do órgão, que fica localizada na Rua Sá e Albuquerque, número 502, Jaraguá.