29/08/2023 17:00 | Primeira Infância

Secretaria da Primeira Infância reúne hospitais para debater o recebimento do selo Hospital Amigo da Criança

Evento foi realizado no Palácio República dos Palmares, e busca adequação das unidades de saúde aos passos estabelecidos pela ONU

Momento serviu para que as equipes pudessem trocar informações e experiências

Rodrigo Marinho / Ascom Sedics

Rafael Maynart / Agência Alagoas

A Secretaria Extraordinária da Primeira Infância (Cria) realizou nessa segunda-feira (28), um encontro com diretores e equipes dos hospitais regionais e o Hospital da Mulher para uma troca de experiências em prol do selo Hospital Amigo da Criança. O projeto tem como meta a adoção dos 10 Passos para o Alcance do Selo IHAC, reforçando práticas de atendimento alinhadas às melhores diretrizes para a saúde materno-infantil O evento foi realizado no Palácio República dos Palmares, em Maceió.

De acordo com a secretária Paula Dantas, o momento serviu para que as equipes pudessem trocar informações e experiências, bem como alinhassem formas de atuação que atendam aos requisitos para a obtenção do selo Hospital Amigo da Criança.

“Foi um evento de compartilhamento de experiências em prol do selo Hospital Amigo da Criança com os hospitais regionais e o Hospital da Mulher. Um momento de muito debate e troca de informações para desenvolver melhorias na rede estadual de saúde para as mamães e os pequenos alagoanos. Essa iniciativa busca garantir que todas as gestantes, mães, recém-nascidos e crianças recebam cuidados de saúde de alta qualidade, respeitando suas necessidades e direitos”, disse.

Os 10 Passos para o Alcance do Selo IHAC foram estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e UNICEF com o propósito de criar um ambiente favorável à saúde e ao bem-estar das gestantes, mães e crianças desde o início da vida. Eles representam um guia abrangente para garantir práticas hospitalares seguras, eficazes e centradas na família, visando a promoção da amamentação, a redução da mortalidade neonatal e a melhoria geral da qualidade do atendimento materno-infantil.