17/04/2024 16:17 | Mulher

Secretaria da Mulher participa de reunião da Câmara Temática de Políticas Públicas para Mulheres do Consórcio Nordeste

Encontro reuniu os nove estados do Nordeste para discutir política regionalizada

Reunião contou com debates de políticas transversais e da busca por uma agenda conjunta

Ascom Semudh

Jaci Lira / Ascom Semudh

A secretária de Estado da Mulher, Maria Silva, a secretária executiva Dilma Pinheiro e a chefe de Gabinete da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh/AL), Mônica Sarmento, participaram, nessa terça-feira (16), da 2ª reunião da Câmara Técnica de Políticas para Mulheres do Consórcio Nordeste. O encontro aconteceu em João Pessoa, na Paraíba, e reuniu representantes dos 9 estados.

A reunião contou com a discussão de temas como a avaliação da participação do Nordeste na Comissão do Estatuto da Mulher, em Nova Iorque, debates de políticas transversais e da busca por uma agenda conjunta para fortalecer as ações voltadas às mulheres.

“Momentos como esses são importantes para pensarmos e trabalharmos por uma política regionalizada, para que a gente possa seguir avançando em conjunto, unindo forças. Também é preciso destacar a importância de buscar financiamento para as pautas que dizem respeito à mulher, como saúde, educação, cultura e autonomia”, disse a secretária Maria Silva, o encontro foi de extrema importância.

A instalação da Câmara Temática de Políticas para as Mulheres do Consórcio Nordeste aconteceu em março, em Recife (PE), e contou com a participação de representantes dos nove estados, além da ministra da Mulher, Cida Gonçalves.

A iniciativa, que é liderada pelas secretarias do Nordeste, tem como objetivo a elaboração e a implantação de políticas públicas para mulheres, além de impulsionar o protagonismo feminino da região. Os encontros acontecem mensalmente, de forma presencial, com rotatividade entre os estados que irão sediar as reuniões.