20/03/2023 19:03 | Institucional

Secretária da Fazenda recebe homenagem nos 30 anos do grupo Tigre

Condecoração foi entregue neste domingo (19), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, durante comemoração alusiva ao aniversário do grupo Tigre

Renata Santos recebe honraria da Polícia Civil de Alagoas

Ivo Neto / Ascom Sefaz

Karyne Gomes / Ascom Sefaz

A secretária da Fazenda, Renata dos Santos, recebeu uma homenagem do Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre) da Polícia Civil de Alagoas (PC-AL), em comemoração alusiva à unidade do grupo elite, atuante há 30 anos. A honraria aconteceu nesse domingo (19), no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Jaraguá. Durante a solenidade, estiveram presentes autoridades de Alagoas e de outros estados.

“Estou honrada por receber esta homenagem. O meu papel na Secretaria de Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL), quanto agora na Secretaria da Fazenda, é sempre dar apoio a eles. São equipes competentes que cuidam da Segurança de Alagoas. Parabenizo pelos 30 anos de combate à criminalidade e, principalmente, por defender a sociedade, os bons alagoanos. Meu respeito e admiração pelo grupo Tigre”, agradeceu a secretária Renata.

Criado por Lei em 17 de maio de 1994, o Tático Integrado de Grupos de Resgate Especial (Tigre) era conhecido como Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Atualmente, o grupo Tigre é o segundo mais antigo da PC-AL da região Nordeste, e o quinto mais bem preparado do Brasil.

O agente de polícia e coordenador do Tigre, Antônio Carlos Lins Vasco, enfatizou que a maioria das pessoas que estavam presentes na solenidade contribuíram de forma direta e indireta para a existência e o sucesso do grupo Tigre da PC-AL.

“Estamos aqui para comemorar os 30 anos desse grupo Tático. Ao longo da sua existência, o grupo vem contribuindo de forma efetiva para a Segurança Pública de Alagoas, pois tem participação ativa com bons resultados alcançados por esta pasta que é bastante vista em todas as gestões. Temos orgulho de contribuir nas atividades criminosas que foram motivos para a criação oficial em 1993”, frisou.

De acordo com o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, o Tigre trabalha com treinamento, capacitação e operacionalização. “Essa é a base para uma melhor logística, oportunizando maiores resultados para Polícia Civil, Segurança Pública e população. Ao todo, são 26 combatentes nesse grupo para atuar em parceria com outras instituições do estado e atender 3 milhões de pessoas em Alagoas e que conseguem fazer um trabalho impecável”, ressaltou.

O delegado Xavier ainda mencionou que está feliz em poder compartilhar esse sentimento com o grupo. “Meus parabéns a todos que passaram pelo Tigre e os que agora compõem essa equipe honrosa da Polícia Civil do Estado de Alagoas. Precisamos entender a responsabilidade que esses policiais têm e, sobretudo, pelo o que fazem. Só temos a dimensão quando observamos as ocorrências tratadas pelo grupo”, concluiu.