28/12/2023 16:27 | Tecnologia e InovaçãoGestão e Finanças

Secretaria da Fazenda lança aplicativo com serviços fazendários para contribuintes e consumidores

Baixe o Sefaz Conectada na loja de aplicativos Google Play e conheça os atendimentos disponíveis


Nesta primeira etapa, o aplicativo estará disponível para celulares com sistema operacional Android

Ascom Sefaz


Mariângela Martins / Ascom Sefaz

A Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) lançou, nesta quinta-feira (28), o "Sefaz Conectada", aplicativo que disponibiliza serviços fazendários de forma prática. Disponível, nesta primeira etapa, para celulares com sistema operacional Android, o aplicativo pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos Google Play.

 

A ideia do “Sefaz Conectada” tem sua semente em 2017, com outro aplicativo, o “Contribuinte Conectado”, apresentado durante o Hackathon Insano 72h, evento realizado pela Sefaz Alagoas. Agora como um aplicativo totalmente novo, a primeira versão disponibilizada possibilita o acesso de seus usuários aos serviços prestados pela pasta fazendária, e que não precisam de autenticação para serem utilizados.

 

Na fase atual, o aplicativo vai disponibilizar links diretos para: agendamentos, certidões, legislação, consultas a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Ordens de Serviço (OS), emissão de Documento de Arrecadação Estadual (DAR) e serviços referentes ao Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), além da Nise, a assistente virtual fazendária. 


De acordo com a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira, o principal objetivo do novo aplicativo é estabelecer uma conexão com o cidadão. “O Sefaz Conectada veio para facilitar a vida do contribuinte, com a intenção justamente de conectar os usuários dos serviços fazendários à própria Sefaz”, afirma Alexandra. 

 

Já para a líder do Programa Contribuinte Arretado, Elka Gonçalves Lima, o “Sefaz Conectada” vai encurtar o tempo dos contribuintes no cumprimento de suas obrigações tributárias. “O contribuinte vai conseguir, usando o celular de onde estiver, ter acesso a uma gama de serviços cujo provimento parte da Sefaz-AL, na palma da mão, mediante esse aplicativo”, enfatiza Elka.

 

Vale dizer que uma nova versão do aplicativo já está prevista e em desenvolvimento. Nela, novas funções serão ofertadas, além de melhorias e a disponibilização, através de autenticação dos usuários por meio de senha, dos demais serviços fazendários que não estão dispostos nesta primeira versão.  

 

“Estamos solicitando também, por meio do programa Contribuinte Arretado, aos contadores e contribuintes que baixem o aplicativo, acessem suas funcionalidades e deem um feedback na loja de aplicativos”, reforça a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira.