28/12/2023 17:36 | Tecnologia e InovaçãoGestão e Finanças

Secretaria da Fazenda anuncia novidades no aniversário do Programa Contribuinte Arretado

As mudanças vão desde lançamento de aplicativo e atualizações no Portal do Contribuinte até modificações da Lei Nº 5900/96


Novidades no Contribuinte Arretado foram apresentadas na festa de cinco anos do programa

Ascom Sefaz


Ascom Sefaz

Em reunião com contribuintes e entidades representativas nesta quinta-feira (28), a Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL), comunicou novidades no Programa Contribuinte Arretado. O anúncio ocorreu em comemoração ao aniversário de 5 anos do programa. As inovações vão desde lançamento de aplicativo da secretaria à atualizações no Portal do Contribuinte. O encontro ocorreu no auditório do prédio sede da secretaria, localizado no centro de Maceió.

 



“Viramos uma chave com o Contribuinte Arretado. Iniciar esse projeto requereu mudanças culturais e legislativas para os contadores, advogados, contribuintes alagoanos e para nós, servidores fazendários. Agora, após cinco anos de lançamento, estamos empolgados em traçar um futuro ainda mais promissor”, salienta o secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy.

 

Dentre os anúncios feitos está a alteração da Lei Nº 5.900 de 1996, referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). A primeira mudança é relativa às multas das operações de saída. Antes não existia um valor específico para essa cobrança; ela poderia variar entre valores altos e baixos. A partir de agora, tudo passa a ser padronizado de forma proporcional ao valor da nota fiscal, com 5% da operação.

 



A segunda alteração na lei é a retirada total das multas das obrigações acessórias para os contribuintes que estejam em espontaneidade, ou seja, aqueles que de forma espontânea informem que não fizeram a entrega da Escrituração Fiscal Digital (EFD).

 

“Se o contribuinte reconhecer a falha e prontamente corrige junto à Sefaz, ele não vai pagar nenhuma multa. Mas vale lembrar que isso só vale para os casos de espontaneidade. Se ele não se autorregularizar, a partir do momento que houver uma fiscalização e ele for identificado com alguma restrição as multas seguirão normalmente”, alerta a superintendente especial da Receita Estadual, Alexandra Vieira.


 


A gerente de Tributação da Sefaz-AL e líder do Contribuinte Arretado desde o seu surgimento, Elka Gonçalves, enfatizou o compromisso do programa com os contribuintes alagoanos e com a sociedade, de sempre escutar os pleitos e atendê-los do melhor modo. A alteração da lei é vista como um importante resultado das reuniões e debates do programa.

 

“Esse projeto tem se firmado cada vez mais, mostrando um Fisco que é parceiro do contribuinte. Estamos próximos dos instrumentos legalmente constituídos, que são os contadores e os advogados, tão importantes para ajudar a cumprir as obrigações tributárias, estreitando essa relação Fisco-contribuinte”, enfatiza Elka Gonçalves.

 

Presente ao encontro de comemoração dos 5 anos do Contribuinte Arretado, o presidente da Associação dos Tributaristas de Alagoas (Atrial), Sérgio Papini, lembrou de como era o tempo antes da existência do programa, e celebrou o sucesso de todo trabalho da Sefaz ao longo dos anos.

 

“Antigamente, a gente tinha dificuldade de fazer um pedido para a Secretaria da Fazenda. Porém, após a criação desse programa, começou a existir um grau de organização, proatividade e modernização. Queríamos parabenizar pelo esforço de cada um da equipe. Vimos realmente muita coisa boa e dizer que serão mais cinco anos de muito sucesso, principalmente com a reforma tributária”, ressalta o presidente.

 

Além da Atrial, também marcaram presença na ocasião representantes do Conselho Regional de Contabilidade de Alagoas (CRC), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e da Associação dos Contabilistas do Estado de Alagoas (Ascontal).


Aplicativo Sefaz Conectada


Outra grande novidade foi o lançamento do “Sefaz Conectada”, em sua primeira versão. Disponível para celulares com sistema operacional Android, o aplicativo pode ser baixado de forma gratuita na loja de aplicativos Google Play. Nele é possível ter acesso, de forma prática e rápida, a serviços fazendários que não necessitam de senha.


Dentre as opções disponíveis estão agendamentos, certidões, legislação, consultas a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e Ordens de Serviço (OS), emissão de Documento de Arrecadação Estadual (DAR) e serviços referentes ao Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA), além da Nise, a assistente virtual da Secretaria da Fazenda.


Portal do Contribuinte


Repaginado, o Portal do Contribuinte passa a funcionar com novas funcionalidades. As modificações feitas servem para facilitar o acesso ao site. A principal novidade é a adesão online para a EFD por meio do portal, tanto para os contribuintes do Regime Normal quanto os do Simples Nacional (que o fazem de forma opcional).


A partir do primeiro dia útil de 2024, todos os que desejarem realizar essa adesão poderão fazer todo procedimento direto pelo Portal do Contribuinte, sem a antiga necessidade da abertura de processo pelo Sistema Eletrônico de Informações do Estado (SEI).


Sistema Push


Já em funcionamento, o “Sistema Push” tem comunicação direta com o Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e), que permite acompanhar, no site da Sefaz Alagoas, trâmites de processos fiscais em tempo real.


Com ele, todas as notificações enviadas pelo DT-e do contribuinte são encaminhadas direto para um e-mail cadastrado pelo usuário, sem precisar abrir o DT-e para visualizar. “Ele faz um cadastro lá no próprio sistema do DT-e, coloca os e-mails que ele quer receber e, à medida que tem uma notificação, ele vai receber no seu e-mail uma informação que a Secretaria colocou mensagem lá”, explica a superintendente.