07/02/2023 17:46 | Assistência Social

RECONHECIMENTO

Secretaria da Criança discute primeira infância com referência em políticas públicas

Em videoconferência, professor Vital Didonet destacou a importância de o Governo do Estado ter instituído uma secretária para a primeira infância

Professor Didonet conheceu as ações e o planejamento da Secria voltados para a primeira infância

Rodrigo Marinho / Ascom Secria

Fabiana Barros / Ascom Secria

Referência em Educação Infantil, o profissional em políticas públicas, professor, filósofo, mestre em Educação, com especialização em Educação Infantil, e integrante da Rede Nacional da Primeira Infância (RNPI), Vital Didonet, participou de uma videoconferência com a Secretaria da Primeira Infância de Alagoas (Secria).

Após conhecer as ações e o planejamento da pasta, Didonet enalteceu o governo alagoano pela sensibilidade em constituir um órgão que atue e trabalhe propostas tendo como público-alvo a primeira infância. Em sua fala, ele foi enfático ao defender que a criança deve ser vista como cidadã.

Didonet afirmou que a Rede Nacional da Primeira Infância, onde trabalha, tem o desejo de que a primeira infância avance no Brasil como uma política pública sólida, mas articulada com os diferentes setores. Para ele, não existe separação entre a educação infantil, entre uma atividade e outra. Ele exemplificou que uma criança, quando está correndo no pátio, desenvolve valores de respeito ao corpo do outro, de exercício físico, de saúde, além de desenvolver a imaginação do brincar.

“Por isso, a LDB [Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional], quando define o objetivo da Educação Infantil, diz: desenvolver a criança em todos os aspectos da sua personalidade, ou seja, ela não vai desenvolver o cognitivo apenas, o conhecimento, o aprender a ler e escrever, o contar, ela está formando pessoas”, afirmou o professor.

Segundo o profissional em políticas públicas, quando Alagoas coloca como objetivo do Cria a formação integral da criança, possibilita que a base da cidadania, junto com outras forças, construa uma nova sociedade. “Esse é o grande avanço da sociedade no mundo de hoje. É olhar a criança dentro de uma visão holística”, explicou.

Cenário local

Durante a apresentação, foi explanado que a Secria está estruturada nas áreas de assistência, educação e saúde, e tem o objetivo principal de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, englobando todos os aspectos, sejam físicos, cognitivos e psicossociais. Não deixando de lado o contexto familiar em que essa criança vive.

Na oportunidade, foi colocado que o propósito da secretaria é promover e integrar políticas públicas para a primeira infância. Por isso, o órgão vem mapeando ações e projetos que as secretarias de Estado já desenvolviam para a primeira infância no sentido de unir a fim de evitar sobreposição de ações. O intuito é o fortalecimento dessas ações.

“A Secria tem um papel transversal. Um dos propósitos dela é potencializar as políticas públicas em todas as secretarias para que se possa desenvolver de forma mais integrada o que for de melhoria para a vida da criança e do contexto familiar”, afirmou a secretária Paula Dantas. Ela vem se reunindo com diversos secretários com esse foco.

Na educação estão sendo estruturadas 200 creches, sendo cada espaço pensado em detalhes para assegurar o desenvolvimento do público-alvo. As equipes que vão atuar nas creches são treinadas, inclusive para que os equipamentos sejam utilizados de forma a desenvolver questões sensoriais dentro do contexto que a criança está naquele ambiente. A educação continuada também realiza várias oficinas durante o ano.

O Cartão Cria, maior programa de transferência de renda estadual, com quase 143 mil pessoas em condições de vulnerabilidade social cadastradas e que recebem mensalmente R$ 150, também está no foco das melhorias. A intenção é melhorar o sistema de informação do cartão.

Dentro dos programas longitudinais Vacina Mais, que é modalidade de inquérito vacinal, existe uma equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) que vai ao município para fazer um rastreamento. O objetivo é alcançar uma cobertura de 100%. Além de outras ações, a exemplo do Creche Segura, que realiza cursos de primeiros socorros para quem trabalha nas Creches Cria, e o Criando Sorrisos, promoção e prevenção à saúde bucal.

Para Didonet, o Plano Estadual da Primeira Infância pode ser arrojado e destacou a importância de uma construção coletiva. De acordo com ele, a conversa intersetorial ou multisetorial é essencial, pois permite montar um quebra-cabeça a partir das diversas vivências, um olhar já percebido pela Secria, que vem envolvendo todas as secretarias e outras instituições a fim de fortalecer a rede.