11/09/2023 18:25 | Meio AmbienteCidadania

Secretaria convoca protetores e organizações para contribuir na construção de políticas de bem-estar animal

Formulários para coleta de informações podem ser respondidos no site da Secdef


Edital de convocação objetiva levantar dados atualizados relativos à proteção e defesa dos animais em Alagoas

Augusto Costa / Ascom Secdef


Lívia Holanda / Ascom Secdef

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) está convocando, por meio da Superintendência de Proteção dos Animais, as Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e os protetores independentes de Alagoas para contribuírem na construção de políticas públicas para o bem-estar animal no estado.


O edital de convocação foi publicado no Diário Oficial da última terça-feira (5) e tem o objetivo de realizar um levantamento atualizado das OSCs e dos protetores voluntários que atuam no segmento da proteção e defesa dos animais, assim como da população animal acolhida nessas organizações e nas residências dos protetores.


Dois formulários estão disponíveis no site da Secdef e devem ser respondidos pelas organizações e pelos protetores independentes. As informações coletadas servirão de base para o planejamento de ações, projetos e eventuais parcerias entre as organizações, os protetores e o Governo do Estado.


A secretária da pasta, Aline Rodrigues, explica que esse levantamento é o ponto de partida para qualquer outra política pública a ser implantada no âmbito do bem-estar animal no estado. “A questão dos animais é de extrema importância para a cidadania, inclusive no que diz respeito à saúde única. Para executarmos políticas que sejam, de fato, eficazes, com potencial de melhorar a realidade atual, precisamos ouvir as demandas e os anseios de quem já atua na proteção e na defesa desses seres de maneira independente. Esse é o objetivo do edital que publicamos”, afirmou.


Os formulários estarão disponíveis para serem respondidos até o dia 20 de outubro. Dúvidas e questionamentos relativos ao edital ou às perguntas podem ser sanados através do e-mail sup.pa@secdef.al.gov.br.