06/01/2023 16:46 | Agricultura

Seagri visita Parque Mair Amaral em Batalha para início das obras de revitalização

Local é sede da Expo Bacia Leiteira e o curso de inseminação artificial em bovinos

Com a reforma, novo espaço vai movimentar a economia local, possibilitando acomodações de qualidade para visitantes e expositores

Ascom Seagri

Giselly Vitória (sob supervisão) / Ascom Seagri

Técnicos da Secretaria de Agricultura e Pecuária (Seagri) realizaram uma vistoria no Parque de Exposições Mair Amaral, no município de Batalha, na quinta-feira (5), que vai receber obras de recuperação estrutural para disponibilizar espaços modernos e que ofereça maior comodidade aos frequentadores. O trabalho de revitalização, que conta com o apoio do Governo de Alagoas, deverá ser iniciado ainda neste primeiro semestre.

“O lugar é uma importante ferramenta da agropecuária, não só do município de Batalha, mas do Sertão e de todo o estado de Alagoas. Com essa reforma, o lugar passará a ser mais moderno, cômodo e atenderá melhor às necessidades da população alagoana, em especial a sertaneja”, destacou o secretário executivo da Seagri, David Nunes.

As obras de reestruturação do Parque de Exposições Mair Amaral vão gerar empregos diretos e indiretos. Além disso, ao ser reaberto, o novo espaço vai movimentar a economia local, possibilitando acomodações de qualidade para visitantes e expositores, bem como promovendo a acessibilidade.

“O local está necessitando dessa reforma há algum tempo. A nova estrutura será feita com a orientação do governador Paulo Dantas e da secretária de Agricultura, Carla Dantas que, através da colaboração com o município, pretendem deixar esse parque à altura do que ele merece”, destacou o secretário de Agricultura de Batalha, Matias Amorim Alexandre.

O zootecnista e coordenador do curso de inseminação artificial em bovinos, Luiz Gustavo, frisou a importância da reforma para a manutenção da sede onde as aulas são ministradas. “A reestruturação do parque vai contribuir com melhorias no curso. Após finalizada, a obra vai impactar diretamente no aprendizado dos alunos, que terão acompanhamento de instruções e palestras em uma sala mais ampla e arejada, e um curral, lugar onde realizamos a parte prática, mais confortável para as atividades e para os animais”, disse Luiz Gustavo.

Mair Amaral

O Parque Mair Amaral ganha visibilidade nacional ao sediar um dos maiores eventos regionais de agropecuária, a Expo Bacia Leiteira. O festejo, que acontece uma vez ao ano, impulsiona não apenas o setor pecuário, mas, também, o mercado alimentício, o turismo e outros setores que compõem a economia estadual.

Além da Expo Bacia Leiteira, o local recebe mensalmente, por intermédio da Seagri, o curso de inseminação artificial em bovinos. As aulas viabilizam a capacitação de pequenos produtores, funcionários de propriedades rurais, estudantes de Medicina Veterinária, Zootecnia e técnicos agropecuários no manejo de métodos eficazes de melhoramento genético.