02/03/2023 11:53 | Agricultura

EXPANSÃO

Seagri reúne parceiros para discutir fortalecimento da apicultura em Alagoas

Objetivo de formar parcerias é desenvolver e expandir a cadeia produtiva do mel e da própolis no Estado


Seagri reuniu instituições que já atuam em projetos com apicultores para fortalecer a produção de mel no Estado

Ascom Seagri


Tatiane Gomes / Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri) recebeu na quarta-feira (1º) parceiros que irão ajudar no fortalecimento da apicultura. O intuito é abrir espaço para que agricultores familiares possam ter acesso a políticas públicas que ajudem a desenvolver e expandir a cadeia produtiva do mel e da própolis em Alagoas.

 

A reunião contou com a presença de representantes da Emater, do Senar Alagoas, do Sebrae e da Codevasf. A proposta da secretária de Agricultura, Carla Dantas, é reunir instituições que já atuam em projetos com os apicultores e, com o grupo, formar novas propostas para o avanço da produção no Estado.



 

“Estamos no começo do ano e também iniciando a gestão. Pretendemos alinhar com cada um destes parceiros, e buscar novos outros, para saber onde cada um destes entes pode colaborar, num objetivo comum de trazer resultados para o povo alagoano. Quando os projetos têm mais parceiros, o resultado é maior, beneficia mais pessoas”, esclareceu a titular da Seagri.

 

Alagoas tem mel de excelente qualidade e é um produtor diferenciado de própolis vermelha, que é a mais rara de todas, encontrada nos nossos mangues. O produto alagoano é o primeiro do bioma brasileiro a ganhar reconhecimento com selo de origem, o que ajuda os apicultores a ampliarem a chegada da própolis vermelha nos mercados nacional e internacional.

 

O superintendente do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, que também esteve no encontro, pontuou a necessidade de valorização e expansão da produção da própolis vermelha no Estado. “É uma iniciativa que todo mundo pode ganhar, inclusive por questões ambientais. Temos um repertório bom e temos um produto que não tem em nenhum outro lugar do mundo”, afirmou Lages.

 

O presidente do Senar Alagoas, Álvaro Almeida, pontuou que a entidade está atualmente com seis grupos de capacitação, beneficiando 180 apicultores alagoanos e, até o fim de 2023, a expectativa é chegar a 300 apicultores em processo de qualificação através do AteG - Assistência Técnica e Gerencial. Já a Codevasf informou que este ano se preparou para dar maior apoio à apicultura no Estado.