06/03/2023 09:37 | Agricultura

SEMANA DA MULHER

Seagri promove encontro com agricultoras familiares em Igreja Nova

Evento apresentou troca de experiências com cooperadas, mostrando sucessos de produção e comercialização


Ação reuniu mais de 250 mulheres que já empreendem nos povoados de Igreja Nova

Leandro Inácio


Tatiane Gomes/Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), em parceria com a Prefeitura de Igreja Nova e o Sistema OCB/AL, promoveu, no sábado (4), um Encontro com Mulheres que trabalham com agricultura familiar, em Igreja Nova, para apresentar modelos de sucesso no cooperativismo. A iniciativa foi em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (8), e teve a proposta de trocar experiências, com apresentação de dois casos de sucesso mostrando modelos de produção, escoamento e comercialização na agricultura familiar.

A ação reuniu mais de 250 mulheres que já empreendem nos povoados igreja-novenses, produzindo através do plantio da macaxeira, arroz e milho, além da produção artesanal com cipó e palha oriundos da matéria-prima da agricultura familiar.

 

O evento contou com a presença da prefeita de Igreja Nova, Vera Dantas; a presidente da OCB/AL, Márcia Túlia; os representantes da Câmara Municipal, os vereadores Arlindo Lima e Cidário dos Santos. 

“Para este dia alusivo ao Dia Internacional das Mulheres, não pensamos em falar sobre as dificuldades. Falamos que a união faz a força e que, quando há vontade de fazer a diferença, temos que aproveitar as oportunidades. Ouvimos dois casos de sucesso da OCB e vimos que é possível cooperar, produzir e comercializar para crescer”, destacou a secretária de Agricultura e Pecuária, Carla Dantas. 

Durante um bate-papo com as mulheres,  Maria Girleide de Souza, de Jequiá da Praia, apresentou o case de sucesso da formação da Cooperativa Pescooop - Pescadoras, Marisqueiras e Ecoturismo, formada na comunidade de Lagoa Azeda. “Nós começamos do nada e estamos alcançando o sucesso. O desafio vai surgir sempre, mas vocês têm que seguir. A cooperativa é para prosperar e com incentivo, se tem tudo”, afirmou a cooperada. 

A diretora da Cooperativa dos Produtores de Mel, Insumos e Produtos da Agricultura Familiar de Piranhas, Cícera Alves, também apresentou o modelo de produção e escoamento utilizado pela cooperativa da qual faz parte. 

Djalmira Farias dos Santos, do povoado de Vista Alegre, é representante do Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras, que atua em nove comunidades de Igreja Nova com grupos e associações de mulheres. “Esse evento de hoje foi importante para poder compreender o que nós podemos fazer. É a partir destes momentos que a gente adquire conhecimento e melhoria para a vida das mulheres”, pontuou a agricultora familiar. 

O encontro ofertou, ainda, oficinas de boas práticas e manipulação de alimentos, de temperos naturais, rotulagem e escolha de alimentos para as agricultoras familiares implementarem a produção. “Entre 2005 e 2006, providenciamos oficinas que deram certo em vários povoados. Mas que não tinham orientação cooperativista. Agora, com essas histórias, fiquei encantada com as práticas adotadas. As mulheres precisam se unir para gerar a sua renda, por isso é importante aprender com as experiências e oficinas aqui”, declarou a prefeita Vera Dantas.

O Encontro de Mulheres ofereceu também serviços de saúde para as agricultoras familiares com teste de glicemia, aferição de pressão, índice de massa corpórea; cuidados estéticos com esmaltação e corte de cabelo; espaço para crianças com pula-pula, piscina de bolinhas, futebol de sabão, contação de histórias, picolé, pipoca e algodão doce.