16/01/2023 12:57 | Agricultura

Seagri garante manutenção de programas estratégicos em 2023

Meta é aprimorar o fomento dos programas que contribuem no combate à fome e no fortalecimento na cadeia produtiva de agricultores familiares

O Programa de distribuição de sementes será fortalecido

Raul Plácido

Giselly Vitória*

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri-AL) confirma que os programas sociais existentes na pasta serão mantidos e aprimorados para melhor beneficiar os alagoanos. Durante os próximos dias, a Seagri vai promover entregas de ações viabilizadas por projetos em execução e fundamentar propostas que busquem garantir o desenvolvimento agropecuário dos sertanejos que vivem na região do semiárido.

“Desde que assumi como secretária junto com toda a equipe da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária estamos trabalhando para melhorar ainda mais os programas já existentes e oferecidos pela Seagri, para ampliar o desenvolvimento agropecuário no nosso estado e garantir comida na mesa de quem mais precisa”, destacou a secretária Carla Dantas.

A nova gestão tem realizado estratégias para aprimorar o fomento dos programas que contribuem no combate à fome e no fortalecimento na cadeia produtiva de agricultores familiares. Uma das principais pautas do planejamento destaca estudos internos para a elaboração de novas ações que intensifiquem o auxílio aos produtores sertanejos, além do concurso público. “Vamos trabalhar unidos com as demais secretarias, e dentro das diretrizes do Governo do Estado e do Governo Federal, nos empenhando sempre em fazer o melhor para Alagoas”, completou.

Programas

O Programa do Leite trará novidades para este novo ciclo. No momento, estão sendo realizados estudos para o uso de metodologias modernas que vão melhorar o sistema de distribuição e, assim, continuar garantindo segurança alimentar para os beneficiários. Semanalmente, quatro litros de leite são entregues às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social e nutricional. O aprimoramento do programa vai estimular a cadeia produtiva com oportunidades de empregos diretos e indiretos aos pequenos produtores de leite.

Desde 2021, o Planta Alagoas tem fomentado a alimentação e a renda de milhares de agricultores familiares. E, através desta ação, produtores familiares que não têm condições de comprar sementes, recebem os grãos sem custo algum, para em seguida, iniciarem o plantio que, após a colheita, trará bons resultados para a mesa e o bolso de cada um deles. Neste ano, o Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) concedeu o aporte financeiro de R$ 20 milhões para a aquisição das sementes que serão distribuídas aos inscritos. A portaria e o processo de cadastramento de beneficiários terão início em fevereiro.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) também está garantido nesta gestão. E, para continuar funcionando de forma ágil e de qualidade, representantes da modalidade estadual têm estudado avanços técnicos referentes à logística e precificação das mercadorias, levando sempre em consideração as novas diretrizes do Governo Federal.

Com métodos mais eficientes, o Programa de Distribuição de Alevinos vai continuar impulsionando a produção de alevinos na estação de piscicultura de Xingó, no município de Piranhas, por meio de tanques de alvenaria e escavados. Ao fim da etapa de doação aos beneficiários, o programa possibilita segurança durante o manejo da espécie, renda com a reprodução e venda dos peixes e garantia de alimento na mesa.

Por fim, os recursos oriundos do Garantia-Safra serão liberados de modo gradativo, o primeiro, a partir da segunda quinzena de janeiro e a segunda em fevereiro.

Concurso

O certame vai suprir as vagas de servidores em processo de aposentadoria e a necessidade de preenchimento dos cargos com pessoas que possuam qualificação para a atuação.  Integrado à Seagri, o Instituto de Inovação para Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas (Emater) vai realizar um concurso neste ano. As vagas ofertadas são para cargos de assistência técnica agrícola.

Além de seguir fomentando os principais programas que a Seagri dispõe aos alagoanos, o planejamento estratégico deste trimestre vai impactar positivamente no setor econômico do Estado, gerar emprego para os pequenos agricultores familiares e combater a insegurança nutricional dos que vivem em situação de extrema pobreza.

* (sob supervisão)