07/11/2022 16:57 | Agricultura

Seagri e Adeal promovem vacinação assistida contra febre aftosa em assentamento de Novo Lino

A meta da ação, que está na 2ª etapa, é imunizar 100% do rebanho de bovinos e bubalinos em Alagoas

Ascom Adeal

Dorgival Junior / Ascom Adeal

A secretária de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), Aline Melo, e o presidente da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Luciano Barros, acompanharam a segunda etapa da campanha de vacinação assistida de bovinos contra a febre aftosa no assentamento Belo Horizonte, na zona rural do município de Novo Lino. A meta é imunizar 100% do rebanho de bovídeos (bovinos e bubalinos) do Estado, formado por mais de 500 mil animais. Atualmente, o território alagoano tem status sanitário de zona livre da febre aftosa com vacinação.

Esta segunda etapa da vacinação realizada pela equipe técnica da Adeal no assentamento Belo Horizonte teve início no último dia 1º e segue até o dia 30 de novembro. A ação já contou com vacinação de mais de 200 animais, com idade de zero a dois anos de vida, pertencentes aos agricultores familiares da área rural. A iniciativa de imunização no assentamento contou com o apoio da Prefeitura de Novo Lino, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura.

“Fazer uma mobilização deste porte é muito importante. A aftosa é uma doença de notificação. Com isso, a gente precisa manter o nosso rebanho protegido. Se cada um fizer a sua parte, o Estado está protegido e os criadores continuarão a comercializar os animais sem entraves. Para isso, o criador tem que vacinar e declarar na Adeal, para que possamos manter nossos índices como um dos melhores do Nordeste”, destacou a secretaria Aline Melo.

Luciano Barros disse que a realização da vacinação assistida - em determinados pontos focais - é necessária para o bom andamento da etapa da campanha da aftosa. “Toda essa mobilização faz com que possamos manter os nossos índices de vacinação altos e conquistar o status sanitário de zona livre da febre aftosa sem vacinação”, afirmou o presidente da Adeal.

“Foi a primeira vez que recebemos a equipe técnica da Adeal para acompanhar a vacinação do nosso rebanho. Essa ação serviu também para reforçar, junto aos nossos assentados, a importância de vacinar o gado para que ele seja saudável”, afirmou José Carlos de Oliveira, diretor da Associação do Assentamento de Belo Horizonte.

“Esta ação foi um momento educativo e de conscientização para os assentados. Neste sentido, a Prefeitura também deu total apoio e os agricultores tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais com os técnicos da Adeal, tirando dúvidas sobre a vacina”, declarou Joscélia Correia, administradora da Secretaria Municipal de Agricultura de Novo Lino.