01/06/2023 17:21 | Meio AmbienteAgricultura

Seagri apresenta Plano ABC+ durante V Fórum Alagoano de Mudança Climática

Meta é mitigar a emissão de gases do efeito estufa nas atividades agropecuárias


Fórum é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com o IMA

Monique Fernandes / Acom Seagri


Tatiane Gomes / Ascom Seagri

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) apresentou o Plano ABC+/AL durante o V Fórum Alagoano de Mudança Climática, realizado nesta quinta-feira (01), no Instituto do Meio Ambiente (IMA). O plano tem como meta mitigar a emissão de gases que provocam o efeito estufa e adaptação às mudanças climáticas nas atividades agrícolas e pecuária, no decênio 2020/2030.

 

A secretária de Agricultura, Carla Dantas, explicou que a pauta do meio ambiente é coletiva e a pasta está envolvida no tema, no âmbito agropecuário. “A responsabilidade do meio ambiente é de todos nós. Desde o início da gestão, o governador Paulo Dantas tem uma preocupação com as mudanças climáticas e a conservação ambiental. Agora estamos lançando o plano com ações concretas no campo, incluindo estratégias de divulgação de tecnologias de baixo carbono para que nosso produtor continue produzindo, mas de uma forma sustentável”, ressaltou Carla Dantas.

 

A Seagri é coordenadora do Grupo Gestor Estadual do Plano ABC+ e, de forma democrática, com entidades e instituições públicas, privadas e representantes da sociedade civil, construiu o plano de ação estadual, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).

 

Entre as metas estabelecidas estão a recuperação de pastagens degradadas, ampliação de áreas para adoção de Sistemas de Plantio Direto, de Integração entre lavoura-pecuária-floresta e de Florestas Plantadas; além de adoção de áreas com bioinsumos, biofertlizantes e sistemas irrigados.

 

“A agenda da agricultura de baixo carbono, que emite menos gases do efeito estufa, está diretamente ligada à política nacional de mudanças climáticas. O Estado e todo grupo gestor se comprometeram em alcançar as metas, com realização de projetos, estratégias e levando conhecimento para o desenvolvimento sustentável no campo”, declarou o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Ademilson Neris.

 

O Fórum Alagoano de Mudança Climática é realizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com o IMA. A iniciativa debateu sobre o cenário atual e impacto ambientais no clima, além de ter sido espaço de construção coletiva das políticas públicas do Estado no tema.