23/11/2023 16:34 | SaúdeGestão e Finanças

Saúde se reúne com sindicalistas e recebe demandas dos profissionais da Enfermagem

Além do piso da categoria, também foi discutida a mudança de nomenclatura de auxiliar de enfermagem para técnico de enfermagem


Secretário de Gestão Interna, Éder Correia, disse que irá analisar as demandas sob a ótica da responsabilidade fiscal e da legalidade

Carla Cleto / Ascom Sesau


Fabiano Di Pace / Ascom Sesau

Gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) receberam uma comissão de sindicalistas para discutir demandas apresentadas pelos profissionais da Enfermagem. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (23), na sede da pasta, situada no bairro Jaraguá, em Maceió.

 

Os representantes do Sindicato dos Enfermeiros de Alagoas e do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde, Previdência, Seguro Social e Assistência Social (Sindprev) foram recebidos pelo secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia. Também participaram do encontro a superintendente de Valorização de Pessoas, Andréa Loureiro, e o assessor jurídico, Luciano Almeida.

 

Além do pagamento do piso salarial para os profissionais da Enfermagem, também foi discutida a mudança de nomenclatura de auxiliar de enfermagem para técnico de enfermagem. Os integrantes dos dois sindicatos também trataram sobre a carga horária da categoria com os gestores da Sesau.

 

Para o secretário executivo de Gestão Interna, Éder Correia, que representou o titular da pasta, médico Gustavo Pontes de Miranda, receber os servidores e ouvir suas demandas é um compromisso firmado pela gestão estadual. “Nosso propósito é atuar dentro da Lei e atender as demandas dos nossos servidores, que são os responsáveis por garantir que as ações da saúde sejam executadas e que a assistência aos alagoanos seja assegurada”, frisou.

 



Éder Correia ressaltou que todas as demandas apresentadas pelo Sindicato dos Enfermeiros e pelo Sindprev serão respondidas. "Para isso iremos analisar a viabilidade, sob a ótica da responsabilidade fiscal e da legalidade”, esclareceu o secretário de Gestão Interna da Sesau.

 

Já com relação à carga horária exposta pelos sindicalistas, a superintendente de Valorização de Pessoas pontuou que os servidores  possuem vínculos com unidades de acordo com o que dita a legislação. “Sempre que um vínculo irregular é identificado, o servidor tem seus rendimentos suspensos até a sua situação ser regularizada”, explicou Andréa Loureiro.

 

O assessor jurídico da Sesau, Luciano Almeida, lembrou que o diálogo é essencial para a construção de um serviço cada vez mais resolutivo e eficaz. “Apenas através do diálogo com nossos servidores pode-se identificar os desafios de cada setor e suas soluções. A Sesau está sempre de portas abertas para todos aqueles que querem contribuir com suas experiências, visando a evolução do SUS [Sistema Único de Saúde]”, destacou.