01/11/2023 15:42 | Saúde

Saúde discute na ALE assistência à pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Durante o encontro, foram apresentados o planejamento e ações executadas no âmbito estadual para atender os alagoanos


Ruana Padilha / Ascom Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) participou, nesta quarta-feira (1º), de uma reunião com a Comissão de Saúde e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), na qual foi discutida a assistência estadual à pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o encontro, que ocorreu na sede do Legislativo estadual, no Centro de Maceió, foram apresentados o planejamento e ações executadas pela Sesau.


Na apresentação, o superintendente de Atenção Primária e Ações Estratégicas, Ermi Ferrari, ressaltou o compromisso do Estado com a população autista. “É um momento de prestar contas à sociedade sobre as ações que o Estado vem realizando para as pessoas diagnosticadas com o espectro Autista. Um desafio coletivo do Estado com os municípios para desenvolver um trabalho qualificado visando assegurar a assistência dessas pessoas, as quais muitas ainda são crianças”, destacou, ao representar o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda.




De acordo com o superintendente, as ações da Sesau estão divididas em três frentes de execução, sendo de curto, médio e longo prazos. Ele explica, também, que os projetos estão sendo desenvolvidos em parceria com as outras secretarias que compõem o Governo de Alagoas.  “Muitas das nossas ações já estão em andamento como a capacitação de profissionais para um atendimento mais humanizado e o compromisso com o rastreamento precoce do distúrbio pelo MCHAT-R, que é uma escala de rastreamento que pode ser utilizada em todas as crianças durante visitas pediátricas. Em breve estaremos lançando um Sistema Único de Regulação de Pessoas com TEA para que não haja duplicidade de cadastros nas filas para os Centros de Atendimentos, vinculados aos municípios”, assegurou Ermi Ferrari.


Na fase 1 do planejamento de ações executadas pela Sesau está o acolhimento com cadastro e emissão de documentos para pessoas com TEA, e a publicação, em 18 de julho de 2023, do edital para Credenciamento de Clínicas Especializadas em Reabilitação, bem como a execução do Projeto de Implantação do Centro Estadual do Transtorno do Espectro Autista. 

 

Já na fase 2, também em andamento, a Sesau está capacitando os profissionais dos 102 municípios para atendimento humanizado na Rede Estadual de Saúde com estratégias de atendimento e teste de rastreio MCHAT-R, formação de especialistas em atendimento à população neuro diversa, além de realizar auditorias nos Centros Especializados em Reabilitação de Maceió e a criação da Junta Multiprofissional: Diagnóstico, Construção do Plano de Desenvolvimento Individualizado e Monitoramento.


E na fase 3, que trata da inovação e tecnologia, será realizado um censo de pessoas com TEA no Estado, a criação de um Sistema Único Estadual para regulação de pessoas com TEA e tele interconsultas com especialistas de neuropediatra e psiquiatria infantil na Atenção Primária. “Precisamos de um censo sobre a quantidade de pessoas diagnosticadas com o distúrbio em Alagoas. Os dados são muito importantes para podermos desenvolver estratégias eficazes e melhorar o atendimento deles dentro dos municípios”, concluiu o superintendente Ermi Ferrari.