05/01/2024 14:33 | Saúde

Samu treina estudantes de medicina para atendimento pré-hospitalar

Participaram da capacitação 45 alunos do Cesmac


Estágio sobre atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e emergências é oferecido todo semestre pela Sesau

Arnaldo Santtos / Ascom Samu


Arnaldo Santtos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou, na quinta-feira (4), o primeiro curso do ano para estudantes de medicina do Cesmac, por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) de Maceió. Participaram da instrução Introdutória ao Atendimento Pré-hospitalar 45 acadêmicos de medicina do Centro Universitário de Maceió (Cesmac).


O curso é um preparatório para estágio obrigatório para estudantes de medicina  sobre urgência e emergência pré-hospitalar, que é oferecido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Samu por meio de convênio com universidades públicas e privadas.


Pela manhã, os acadêmicos tiveram aulas teóricas, sobre normatização do Sistema Único de Saúde (SUS), criação e regulamentação, através da constituição de 1988; Central de Regulação: noções sobre o trabalho realizado pelos técnicos auxiliares de regulação médica (Tarms - telefonistas), enfermeiros e médicos; atendimento inicial ao poli traumatizado, segurança da equipe das vítimas na cena da ocorrência, especialmente em vias públicas; além da apresentação sobre como será realização o estágio, como relatórios a serem produzidos, notas e avaliações.


À tarde, os acadêmicos tiveram as primeiras aulas práticas, em três Estações de Conteúdo: a primeira sobre Manejo de Materiais dentro de uma ambulância, onde foi discutido o check-list de equipamentos e de medicamentos, cuidados com a vítima e com a equipe, dentro da ambulância. Na Estação Pranchamento e Rolamento de vítimas, principalmente as de acidentes com moto, foram apresentados os cuidados que a equipe deve ter ao abordar e colocar a vítima na prancha e na ambulância. A Estação sobre Vias Aérea em Adultos, Crianças e Adolescentes ensinou como se deve fazer, adequadamente, uma intubação traqueal e quais cuidados os acadêmicos devem ter para realizar os procedimentos com eficiência e eficácia.


De acordo com o coordenador do Núcleo de Educação Permanente do Samu de Maceió, o médico Luiz Antônio Mansur Branco, além das aulas teóricas e práticas iniciais, os acadêmicos terão estágios nas unidades de saúde, no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e também na Central de Regulação na sede do Samu, em Maceió.


O estágio obrigatório para os estudantes de medicina em atendimento pré-hospitalar em urgência e emergência é fundamental para a formação do médico que quer se especializar nessa área da medicina, por isso a importância do curso, destacou o médico Adriano Belo, Coordenador médico do Samu Maceió.


A coordenadora-geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana destacou que o estágio sobre atendimento pré-hospitalar móvel de urgência e emergências oferecido, todo semestre, pela Secretaria de Estado da Saúde e pelo Samu, às faculdades de medicina, é uma excelente oportunidade para despertar nos acadêmicos interesse pela área de atuação.


“O curso introdutório teórico-prático para capacitação dos internos de medicina no Samu foi extremamente importante porque tivemos a oportunidade de relembrar alguns conceitos, como também para sanar dúvidas, além de aprendermos alguns novos conceitos, como politraumatizados, intubação traqueal, entre outros. Com certeza foi um treinamento bastante rico para melhoria do nosso aprendizado, estamos ansiosos para iniciar o estágio”, disse a acadêmica do 9º período de medicina do  Cesmac, Ana Klívia Vasconcelos Lacerda.


Participaram como instrutores, os médicos Adriano Belo, Luiz Antônio Mansur Branco, Agatha Prado de Lima e Sandra Gico; os enfermeiros Heubert Guimarães e Tatiana Almeida, além da assessora administrativa Jessyca Gomes.