17/01/2024 17:49 | Saúde

Samu reúne coordenadores das Bases Descentralizadas para discutir ações para 2024

Encontro, chamado de Café com Gestão, aconteceu no auditório do Núcleo de Educação Permanente do Samu

Na reunião, foram apresentadas as ações que serão implementadas durante todo o ano

Arnaldo Santtos e Carla Cleto / Ascom Sesau

Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

A coordenação geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) reuniu os coordenadores das Bases Descentralizadas na Central de Maceió para discutir estratégias de ações para 2024 e como aperfeiçoar os serviços de urgência e emergência prestados à população. O encontro, chamado de Café com Gestão, aconteceu nesta quarta-feira (17) no auditório do Núcleo de Educação Permanente (Nep) do Samu, na capital alagoana.

Na reunião, a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, apresentou as principais ações que serão implementadas durante todo o ano e destacou a importância de uma integração entre todas as coordenações das Bases Descentralizadas, junto com as Centrais do Samu de Maceió e de Arapiraca.

“O foco é integração, capacitação dos servidores e a busca pela excelência na prestação dos atendimentos de urgência e emergência à população. Precisamos estreitar os laços de integração com as Bases Descentralizadas para que possamos salvar mais vidas", enfatizou. A gestora também frisou que está aberta ao diálogo com as coordenações das Bases Descentralizadas, inclusive para atender as necessidades de cada uma delas e resolver conflitos, se houver.

Subchefe do Gabinete Militar do governador Paulo Dantas e representante do Projeto Salva Mais (PSM), do Governo de Alagoas, a tenente-coronel e enfermeira Elaine Monteiro afirmou que todos os servidores do Samu e do Corpo de Bombeiros devem ter o propósito de garantir uma assistência pré-hospitalar qualificada. A Central de Regulação (que reunirá o Samu e o Corpo de Bombeiros no mesmo local) será inaugurada em breve e é uma das etapas do PSM para agilizar os serviços.

Enfatizou também a importância do trabalho integrado entre o Corpo de Bombeiro e Samu, na otimização de recursos humanos, materiais, redução do tempo resposta e melhoria da assistência prestada a população.

Durante o evento também foram apresentadas as perspectivas de ações, inclusive os cursos que serão oferecidos pelo Núcleo de Educação Permanente (Nep) de Maceió, coordenado pelo médico Luiz Antonio Mansur. Além dos coordenadores das Bases Descentralizada e da coordenação do Samu, participaram também representantes de entidades como o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AL), o Sindicato dos Enfermeiros e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems).

A presidente do Coren-AL, a enfermeira Dannyelly Costa parabenizou a coordenação do Samu pelo evento e também ressaltou a importância da integração entre as entidades representativas para que a prestação do serviço de saúde seja realizada adequadamente. “Capacitação técnica é fundamental. Estamos à disposição das entidades para ser parceiros nessa busca da melhoria dos serviços de saúde”, destacou Dannyelly Costa.

Para a coordenadora da Base Descentralizada do município de Coruripe, a enfermeira Kássia Katiele dos Santos Lins, a realização de encontros como esse é fundamental para a otimização do serviço prestado à sociedade. ”Foi um privilégio participar do evento. Um momento muito rico em termos de conteúdo, e o mais importante, nos direciona para realizar um atendimento mais adequado e seguro”, comentou a profissional.

No final do evento ainda houve uma sessão de perguntas e respostas conduzida pelos representantes das entidades e pelos coordenadores do Samu.