16/02/2023 12:28 | Saúde

NEP ITINERANTE

Samu retoma projeto de educação continuada para socorristas das Bases Descentralizadas

Iniciativa teve início em 2019, mas foi pausada em razão da pandemia da Covid-19


Treinamentos ocorreram nas Bases Descentralizadas de Murici e União dos Palmares

Thyeres Medeiros / Ascom Sesau


Thyeres Medeiros / Ascom Sesau

A educação continuada dos socorristas é uma das iniciativas implementadas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas. Por isso, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió retomou, nesta quarta-feira (15), o projeto NEP Itinerante, para promover a capacitação de socorristas do interior de Alagoas.


A iniciativa foi realizada pela primeira vez em 2019, quando os socorristas de todas as 16 Bases Descentralizadas ligadas à Central do Samu em Maceió passaram por treinamento. Nos anos seguintes, as atividades foram pausadas devido ao protocolo de distanciamento social, estabelecido durante a pandemia da Covid-19, sendo retomadas este ano, graças ao estágio avançado de vacinação da população e dos baixos índices de infecção.


Na primeira ação de 2023, o projeto visitou as cidades de União dos Palmares e Murici, reunindo todas as equipes de salvamento em suas respectivas cidades de atuação. Em atividades que totalizaram 4 horas, os profissionais do Samu receberam atualização nos protocolos de suporte básico de vida em adultos, crianças e lactente; comunicação com regulação médica; interceptação com o serviço aeromédico do Samu; imobilizações; restrição de movimento da coluna, uso do colar cervical, pranchamento; e controle de Hemorragias graves.


De acordo com o coordenador do NEP do Samu Maceió, médico Jordiran Soares, a realização do curso na cidade de atuação dos profissionais agiliza a atualização dos conhecimentos dos socorristas.


“Além de aproximar as relações do NEP com as Bases Descentralizadas do interior, irmos até a cidade facilita a capacitação integral das equipes, inclusive as que estão de plantão no dia do curso”, explicou Jordiran.


Para o socorrista da Base Descentralizada do Samu Alagoas em Messias, Ítalo Belo, receber o curso de atualização deixa os profissionais mais seguros para atuarem nas ocorrências. “Em grandes ocorrências acabamos encontrando outras equipes e é importante estarmos todos alinhados nos protocolos mais atuais e assertivos para aumentar a sobrevida dos pacientes”,  ressaltou Ítalo.


A educação continuada dos servidores é um dos pilares para manter o alto nível dos atendimentos realizados pelo Samu em Alagoas, de acordo com o coordenador-geral do Samu Maceió, médico Jhonat Silva. 


“Com a rotina de trabalho, alguns detalhes, que podem fazer a diferença, podem ser esquecidos e é importante estar sempre atualizando e reforçando as técnicas adequadas aos mais diferentes tipos de atendimento que realizamos” finalizou o coordenador.