14/09/2023 17:09 | SaúdeEducação

Samu recebe 52 acadêmicos de medicina e residentes de enfermagem para estágio curricular

Curso tem duração de três meses, contará com aulas teóricas e práticas e tem carga horária de 160 horas

Futuros médicos e enfermeiras residentes também irão participar de plantões na sede do Samu e com as equipes das ambulâncias

Arnaldo Santos / Ascom Samu

Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) iniciou, nesta quinta-feira (14), o estágio em urgência e emergência pré-hospitalar para 50 acadêmicos de medicina e duas residentes de enfermagem. Os estágios foram celebrados por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o Centro Universitário Cesmac e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

As aulas serão ministradas na Sala Invertida do Campus I do Centro Universitário Cesmac, na rua Cônego Machado, no bairro do Farol, em Maceió. O estágio, que faz parte da grade curricular obrigatória dos acadêmicos, conta com aulas teóricas e práticas, e irão ocorrer no período de três meses, num total de 160 horas semanais.

Os futuros médicos e enfermeiras residentes também irão participar de plantões, seja na sede do Samu – no setor de Regulação Médica –, ou com as equipes das ambulâncias. "No estágio curricular, os acadêmicos de medicina e as enfermeiras residentes terão uma excelente oportunidade de vivenciar e conhecer o atendimento pré-hospitalar móvel, o que é muito importante para a carreira que escolheram para atuar ", salientou o coordenador da Central Maceió do Samu, médico Jhonat Silva.

"Hoje, repassamos as primeiras informações de como funciona o nosso serviço de atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar, que são fundamentais para que um profissional possa atuar de forma ética e com responsabilidade, quando formados", ressaltou o coordenador médico do Samu Maceió, Kesley Garcia Oliveira.

Portaria 2048/2002

Nas primeiras aulas, os acadêmicos e as duas residentes terão acesso às informações relativas à Portaria 2048/2002, que é a base de todas as ações dos profissionais que vão atuar nas urgências e emergências. A portaria traz as diretrizes que estabelecem os princípios dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Eles terão, também, aulas sobre Regulação Médica, desde o início da ligação telefônica até a liberação de uma viatura. Isso porque, dependendo da ocorrência, pode ser liberada para a prestação do atendimento equipes de motolância, da Unidade de Suporte Básico (USB), do Suporte Avançado (USA_UTI Móvel) e até do Serviço Aeromédico.

No primeiro dia de aula os acadêmicos e as duas residentes tiveram acesso à normatização do Sistema Único de Saúde (SUS). Eles também conheceram a rede de Urgência e Emergência, que inclui o Hospital Geral do Estado (HGE), as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), além do Hospital Escola Portugal Ramalho (HEPR), que são instituições que dão apoio ao Samu.

Os acadêmicos tiveram, ainda, informações sobre assistência em saúde e os procedimentos administrativos que deverão ser adotados durante todo processo do estágio – trocas de plantão, critérios para notas, frequência e preenchimento de documentos, especialmente, os relatórios de plantões.

Desafiador

Para a acadêmica do 10º período, Lícia Lins Santos, o estágio do Samu, além de ser um dos mais aguardados, será um dos mais desafiadores, por lidar diretamente com a vida em seu momento mais crítico. "Por tudo isso, tenho certeza que será um momento desafiador para todos nós que passaremos três meses em contato direto com o Samu", frisou.