19/02/2024 17:58 | Saúde

Samu realiza curso de atualização sobre atendimento de vítimas em acidentes com carro

Capacitação foi destinada a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas


Capacitação contou com a participação de socorristas de Maceió, São Miguel dos Campos, Viçosa e São Luiz do Quitunde


Arnaldo Santtos / Ascom Samu

Para realizar atendimento com eficiência e eficácia, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas realizaram mais um curso de atualização de conhecimentos sobre acidentes com automóvel. Destinado a médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas, o curso foi realizado no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió do Samu, situada no bairro Farol.

 

A capacitação teve duração de seis horas, com aulas teóricas e práticas, e contou com a participação de socorristas de Maceió, São Miguel dos Campos, Viçosa e São Luiz do Quitunde. Um dos temas abordados foi segurança de cena, onde ocorre o acidente, principalmente quando há múltiplas vítimas.

 

De acordo com a enfermeira e instrutora do NEP, Tatiana Almeida, a segurança da cena deve ser prioridade absoluta. "Este procedimento no local do acidente é necessário para que se preserve o bem-estar dos profissionais, evitando um segundo acidente, como já aconteceu em algumas ocasiões", destacou.

 

Durante o curso também foi discutida a atualização de conhecimentos sobre o manejo e a retirada rápida do Ked (Kendrick Extrication Device), instrumento para auxiliar os socorristas na hora de imobilizar a vítima, principalmente nos casos de acidente com automóvel.

 

Também foram discutidos os novos protocolos sobre atendimento baseado no xabcde do trauma, utilizado principalmente na abordagem ao politraumatizado, que padroniza o atendimento inicial à vítima, identificando lesões potencialmente fatais, e que é aplicado a todas as vítimas com quadro crítico, independentemente da idade.

 

"Promover cursos de atualização periódica para os profissionais é fundamental para que se realize um atendimento eficaz e eficiente. Desse modo, estaremos assegurando que nossos socorristas possam salvar mais vidas, que é o nosso objetivo principal", destacou a coordenadora geral do Samu de Maceió, a enfermeira Beatriz Santana, ao acrescentar que o curso foi dividido em Estações de Práticas Simuladas: Acidente de Carro, Execução da Técnica em Uso do Ked, Retirada Rápida e Avaliação Primária da Vítima.

 

"Aprimorar os conhecimentos e aprender novas técnicas de atendimento, além de manter atualizados os novos protocolos e revisar as práticas, significa garantir que as vítimas recebam um atendimento com qualidade e eficiência, o que já fazemos todos os dias", destacou a técnica de enfermagem Wedja Viana, que atua na Base Descentralizada (BD) do município de Viçosa.

 

O curso teve como instrutores o coordenador do Nep, o médico Luiz Antonio Mansur Branco; o médico Jack Emerson Barros Viana e os enfermeiros Heubert de Lima Guimarães e Tatiana Almeida Nascimento.