26/06/2023 15:10 | Saúde

Samu promove treinamento em atendimento pré-hospitalar a acadêmicos de medicina da Ufal Arapiraca

Capacitação, realizada na sede do Núcleo de Educação Permanente, teve aulas teóricas e práticas


Ação faz parte de um convênio entre o Samu de Arapiraca e a Ufal para preparar os acadêmicos de medicina

Ascom / Samu


Arnaldo Santos / Ascom Samu

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ministrou um Treinamento em Atendimento Pré-Hospitalar para 32 acadêmicos de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) de Arapiraca. A capacitação foi realizada no Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Arapiraca e contemplou os estudantes que estão realizando o estágio curricular em Atendimento Pré-Hospitalar. 


A ação, que faz parte de um convênio entre o Samu de Arapiraca e a Ufal, tem como objetivo preparar os acadêmicos sobre politrauma, queimaduras e ressuscitação cardiorrespiratória (RCP). Os acadêmicos tiveram aulas teóricas e práticas, possibilitando que treinassem o conteúdo apreendido durante as aulas, que foram ministradas pelo médico do Samu, Thayrone de Miranda, que também é professor da Ufal, e pelo enfermeiro Maurício Gama, que é instrutor do NEP do Samu Arapiraca.  Conforme Luiz Henrique de Castro, coordenador do Samu Arapiraca, a educação permanente é fundamental para que os profissionais possam se atualizar sobre as normas e protocolos do Samu. "As diretrizes que regem o atendimento pré-hospitalar estão em constante atualização e, para que os atendimentos possam ser realizados com excelência, é necessário acompanhar essa evolução", destacou.


Segundo Thayrone de Miranda, que é o instrutor do Treinamento em Atendimento Pré-Hospitalar, o objetivo da ação foi capacitar e reforçar o aprendizado dos futuros médicos. "Com esta iniciativa, possibilitamos que eles estejam preparados para atuar no contexto de urgência e emergência, como preconizado pelas diretrizes do Curso de Medicina", salientou.




O coordenador do NEP do Samu Arapiraca ressaltou que o curso possibilitou uma excelente oportunidade de aprendizado em atendimento pré-hospitalar para os acadêmicos de Medicina da Ufal de Arapiraca. "Os casos estudados durante este treinamento são os mais frequentes no atendimento do dia a dia, por isso esta iniciativa foi extremamente importante", enfatizou Maurício Gama.