30/03/2023 10:49 | Saúde

Samu promove estágio para 51 acadêmicos de Medicina da Uncisal

Estágio curricular tem carga-horária de 160 horas-aula e vai durar 30 dias com plantões interno e externos

Além de aulas teóricas, estudantes de Medicina também irão desenvolver ações externas

Carla Cleto / Ascom Sesau

Arnaldo Santtos / Ascom Samu

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em convênio com a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), iniciou o estágio sobre Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para 51 acadêmicos de Medicina. O curso está sendo ministrado no auditório do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió.

No total serão disponibilizadas 160 horas-aula e o conteúdo faz parte da grade curricular obrigatória para os acadêmicos que estão no 5º ou 6º ano. Durante um período de 30 dias, todos os acadêmicos terão aulas teóricas e práticas em atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar móvel.

Eles também irão participar de plantões reais, seja na regulação médica (plantão interno) ou no atendimento às vítimas (atendimento externo), conforme destacou o médico Jordiran Soares, coordenador do NEP do Samu Maceió. "A missão do médico é servir às pessoas, e o curso de APH será uma experiência fundamental para que o acadêmico possa colocar em prática tudo aquilo que aprendeu na teoria", destacou.

Jordiran Soares ministrou o primeiro módulo do estágio: Regulação Médica e Atendimento Inicial ao Politraumatizado. Os acadêmicos também tiveram aulas teóricas sobre normatização do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre a parte administrativa do Samu, com a assistente social Liege Batista.

Conforme o coordenador do Samu Maceió, médico Jhonat Thaylson da Silva, a instituição irá assegurar uma oportunidade ímpar para que os acadêmicos de Medicina aprendam sobre atendimento pré-hospitalar móvel em urgência e emergência. "Nossos instrutores estão aptos a passar as informações aos acadêmicos, ajudando na formação de cada um deles", destacou o gestor.

Conteúdos

Todo o conteúdo do estágio terá como base principal a Portaria 2048/2002, que estabelece os princípios e diretrizes dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência. Ela trata das normas e critérios de funcionamento, classificação e cadastro de serviços, além de envolver temas como a elaboração dos Planos Estaduais de Atendimento às Urgências e Emergências.

A portaria especifica, ainda, a Regulação Médica das Urgências e Emergências, atendimento pré-hospitalar, atendimento pré-hospitalar móvel, atendimento hospitalar e transporte inter-hospitalar. A criação de Núcleos de Educação em Urgências e a proposição de grades curriculares para capacitação de recursos humanos da área também estão contempladas pela Portaria 2048/2002.