13/03/2024 14:33 | Saúde

Samu Maceió recebe visita técnica de acadêmicos de enfermagem da Ufal

A ação tem o objetivo de possibilitar aos estudantes conhecer in loco as atividades dos profissionais do serviço


Na parte assistencial, os acadêmicos conheceram o funcionamento de uma ambulância e os equipamentos que ajudam a salvar vidas

Arnaldo Santtos / Ascom Sesau


Arnaldo Santtos / Ascom Sesau

Um grupo de acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizou uma visita técnica à Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), no bairro Farol. O objetivo foi conhecer in loco as atividades dos profissionais que prestam serviço de atendimento de urgência e emergência pré-hospitalar em todo Estado.

 

Os acadêmicos conheceram algumas coordenações e setores do Samu, especialmente a Central de Regulação, onde ficam os técnicos auxiliares de regulação médica, que são os telefonistas que recebem, diariamente, as ligações por meio do número 192. Na oportunidade, eles conheceram o funcionamento de uma ambulância e os equipamentos que ajudam a salvar vidas, além de participarem de uma aula-apresentação sobre a parte administrativa do Samu, entre outras atividades.

 



A visita faz parte das atividades do Curso de Enfermagem e se refere à disciplina Intervenção de Enfermagem no Processo Saúde e Doença do Adulto e Idoso, que tem como titular da disciplina a enfermeira e professora, Janine Melo de Oliveira. “A visita técnica ao Samu é de suma importância no processo de ensino-aprendizagem de nossos alunos, uma vez que permite que o estudante relacione a teoria aprendida na sala de aula, com a prática do dia a dia do profissional de enfermagem e a dinâmica operacional do serviço”, destacou a professora.


 

Segundo Ellen Vitoria Verçosa, estudante do sexto período de enfermagem da Ufal, a visita técnica à Central Maceió é de extrema importância para os alunos, por propiciar aproximação da teoria com prática. "Ademais é fundamental conhecer a distribuição das regiões de saúde do Estado e como são distribuídas às vítimas que sofreram traumas, como são os casos, geralmente, dos atendimentos do Samu", destacou.

 

"Integrar os conhecimentos acadêmicos com a prática dos profissionais é fundamental para que os estudantes tenham uma noção real dos serviços de urgência e emergência pré-hospitalar móvel que o Samu presta à população. Com isso, nada melhor do que conhecer esses serviços no local. Estamos de portas abertas para visitas de toda comunidade acadêmica", ressaltou a coordenadora geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana.