12/04/2023 18:57 | ServiçosSaúde

Samu Maceió leva educação continuada para bases descentralizadas no interior

Socorristas de São Luís do Quitunde e Barra de Santo Antônio foram atualizados nos protocolos de salvamento


Socorristas da Barra de Santo Antônio recebem curso para atualização de protocolos de atendimento

Thyeres Medeiros / Ascom Samu


Thyeres Medeiros

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Maceió promoveu, nesta quarta-feira (12), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), um momento de atualização dos protocolos de salvamento com os socorristas. A iniciativa de capacitação, chamada de NEP Itinerante, foi destinada aos profissionais das bases descentralizadas dos municípios de São Luís do Quitunde e Barra de Santo Antônio.

 

O objetivo da ação é garantir que os socorristas estejam preparados para atuar em situações de emergência, com rapidez e eficiência, proporcionando atendimento qualificado à população local. Para tanto, o curso inclui treinamentos práticos e teóricos sobre suporte básico de vida, imobilizações, pranchamento, e interceptação com o Serviço Aeromédico.

 

Segundo o coordenador do Samu Maceió, Jhonat Silva, o NEP Itinerante é uma forma de levar a capacitação para os socorristas das bases descentralizadas, garantindo que eles estejam aptos a atender a população em situações de emergência. "Essa ação é muito importante para nós do Samu, pois sabemos da importância de levar o conhecimento para todos os nossos profissionais ", afirmou.

 

"O conhecimento é fundamental para o trabalho dos socorristas, pois estamos lidando com situações de vida ou morte. Por isso, o NEP Itinerante é uma iniciativa muito importante, pois garante que todos os nossos profissionais estejam sempre atualizados e preparados para atender a população", reforçou o coordenador do NEP do Samu Maceió, Jordiran Soares,

 

Uma das socorristas participantes do curso, Núbia Vieira ressaltou a importância da ação para o desenvolvimento profissional. "A capacitação é fundamental para aprimorarmos nossos conhecimentos e estarmos prontos para qualquer situação. Com o NEP Itinerante, nós, socorristas das bases descentralizadas, podemos nos atualizar sem precisar sair do nosso local de trabalho, o que é muito importante para a manutenção dos nossos serviços", afirmou.

 

A expectativa é que a ação NEP Itinerante continue a ser realizada em outras cidades alagoanas que possuem bases descentralizadas do Serviço.