20/01/2023 19:02 | Saúde

HOMENAGEM

Samu Alagoas entrega certificados para 94 escolas de Arapiraca por capacitação em primeiros socorros

Iniciativa que busca atender demanda da Lei Lucas já atendeu quase 500 profissionais da educação


Entrega dos 94 certificados ocorreu nesta sexta-feira (20, em Arapiraca

Thyeres Medeiros


Thyeres Medeiros / Sesau

Além de atender ocorrências diariamente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas trabalha ainda para que a comunidade esteja preparada para realizar primeiros socorros e também salvar vidas. Foi com este objetivo que a Central Arapiraca do Samu Alagoas entregou, nesta sexta-feira (20), certificados para as 94 escolas que participaram, ao longo de 2022, do Projeto Lei Lucas.


A Lei 13.722/18 foi sancionada em 2018 e batizada de Lei Lucas em homenagem ao pequeno Lucas Begalli, de apenas 10 anos, que morreu engasgado durante uma excursão escolar no interior de São Paulo. Entendendo a importância dessa iniciativa, o Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Arapiraca criou então uma metodologia para atender a demanda criada pela Lei e com auxílio do Serviço Social da instituição.


Em um auditório, cinco profissionais de diversas escolas de Ensino Infantil de Arapiraca participaram de aulas teóricas e práticas de primeiros socorros, ministradas por socorristas do Samu Alagoas. Ao longo de 2022, foram quatro encontros com profissionais de cerca de 25 escolas. E, em cada encontro mensal, realizado entre agosto e novembro do ano passado, 470 profissionais da educação infantil de Arapiraca foram capacitados em primeiros socorros.

 

Para a diretora do Centro de Educação Infantil André Luis, professora Iagre Jane, os profissionais da instituição agora se sentem mais preparados para agir em casos de emergência. “Foi curioso que logo após o curso, tivemos um caso de crise convulsiva de um dos nossos alunos. Apesar de ser um momento tenso, sabíamos o que fazer e no final deu tudo certo”, celebrou a diretora.


Iniciativas como essa otimizam os atendimentos do Samu e aumentam a sobrevida dos pacientes, de acordo com o supervisor do Samu Alagoas, médico Jhonat Silva. “Quando as pessoas que estão presentes na hora em que a situação acontece sabem o que fazer, o trabalho do Samu fica fortalecido. Saber que no local tinha alguém fazendo os procedimentos básicos dá um certo conforto para a equipe que chega no local sabendo exatamente o que aconteceu e que as medidas iniciais já foram executadas”, explicou o supervisor.


Projeto Escola Segura

A Central Maceió do Samu Alagoas, em parceria com o Programa Cria, também executa uma metodologia para atender a demanda da Lei Lucas. Iniciado também em 2022, o Projeto Escola Segura, realizado pelo NEP de Maceió, visita as Creches Cria do interior de Alagoas para capacitar todo o corpo de funcionários da instituição em primeiros socorros.