14/03/2023 18:40 | Saúde

CONSULTAS E EXAMES

Saiba como ter acesso aos serviços das Clínicas da Família em Alagoas

Unidades são mantidas pela Sesau e asseguram assistência qualificada à população


Equipamentos de última geração asseguram diagnóstico de várias doenças

Carla Cleto / Ascom Sesau


Suely Melo / Ascom Sesau

As Clínicas da Família foram inauguradas em 2022 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), com o intuito de melhorar a qualidade da assistência à população alagoana, com a oferta de diversas especialidades médicas e exames. Situadas em Maceió, nos bairros Benedito Bentes e Jacintinho, os agendamentos das consultas nas unidades acontecem após encaminhamento médico, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) de qualquer município.


De acordo com a coordenadora das Clínicas da Família, Fábia Casado, os municípios do Estado podem também realizar diretamente estes agendamentos para os especialistas via Secretarias Municipais de Saúde (SMSs), sem necessidade de consulta prévia com o médico clínico-geral das unidades.


“Já para consultas especificamente com geriatra ou pediatra, não é preciso encaminhamento, basta estar na faixa etária adequada, ou seja superior a 70 anos para geriatria ou abaixo dos 12 para os pediatria”, enfatizou a coordenadora.


Clínicas da Família

A Clínica da Família José Aprígio Vilela, no bairro do Benedito Bentes, foi inaugurada em 24 de março de 2022. Lá é disponibilizado ao Estado de Alagoas uma equipe multidisciplinar composta por três nutricionistas, duas assistentes sociais, dois psicólogos, cinco enfermeiras e sete técnicos de enfermagem.


Ao todo, a unidade conta com 14 especialidades médicas, sendo dois urologistas, quatro otorrinos, três oftalmologistas, três geriatras, uma ginecologista e três dermatologistas. O serviço também conta com oito clínicos- gerais, um mastologista, um angiologista, três cardiologistas, três endocrinologistas, um pediatra, um pneumologista e um reumatologista.


Já a Clínica da Família Dr. João Fireman, localizada no bairro do Jacintinho, foi entregue no dia 17 de maio de 2022. A equipe multidisciplinar da unidade é composta por um nutricionista, três assistentes sociais, um psicólogo, seis enfermeiras, 16 técnicos de enfermagem e quatro auxiliares de enfermagem. Lá também estão o ambulatório de hormônio de transição, e o Ambulatório HIV.


Ao todo são 23 especialidades médicas presentes na unidade, sendo três cardiologistas, quatro clínicos-gerais, um dermatologista, dois endocrinologistas, um gastroenterologista, dois geriatras, um ginecologista, um hepatologista, um infectologista, um mastologista, dois neurologistas, dois oftalmologistas, seis ortopedistas, dois otorrinolaringologistas, um proctologista, três psiquiatras, um reumatologista e um urologista. As duas clínicas contam com os serviços de laboratório e de raios-X.