05/01/2024 15:07 | Saúde

Saiba como ter acesso aos serviços ambulatoriais do Hospital Metropolitano de Alagoas

Unidade conta com seis ambulatórios prestando auxílio qualificado aos usuários


HMA conta com seis ambulatórios assistenciais que prestam serviços humanizados e de qualidade à população alagoana

Carla Cleto / Ascom Sesau


Ruana Padilha / Ascom Sesau

O Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), localizado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, garante assistência aos pacientes por meio de seis ambulatórios que prestam auxílio qualificado antes e depois dos procedimentos. Para ter acesso aos serviços, basta o paciente ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde o médico verá a necessidade de um serviço especializado para fazer o encaminhamento pelo Sistema Nacional de Regulação (SisReg), justificando a necessidade do atendimento.


Os ambulatórios Geral, Pós-Covid-19 e Pós-AVC funcionam das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os serviços contam com especialidades nas áreas de cirurgia geral, otorrino, hematologia, infectologia, neurocirurgia, neuroclínica, mastologista, anestesista e cirurgia plástica. 


No ambulatório de Oftalmologia, as consultas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, e das 14h às 17h. O serviço oferece consultas especializadas, exames de diagnóstico e cirurgias de catarata, pterígio, injeção intravítrea, cirurgia de calázio e pálpebras, conhecido como blefaroplastia.


O Ambulatório de Esclerose Múltipla, inaugurado em agosto de 2022, é o único no Estado com assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os atendimentos ocorrem todas às quintas-feiras, das 8h às 12h, com acompanhamento multiprofissional. A unidade atende, também, pacientes com outras doenças desmielinizantes – patologias que impedem que os impulsos nervosos continuem funcionando normalmente – e também quem ainda não têm o diagnóstico fechado e precisa de uma melhor investigação.

 


Já o atendimento no Ambulatório de Oncologia acontece na terça e sexta-feira, das 14h às 17h. Na unidade são realizadas triagem, consultas e exames de imagens, além de encaminharem para cirurgias pacientes com câncer assistidos pelo Plano Emergencial de Oncologia.

 

Para a consulta, o usuário precisa ter em mãos o formulário que é entregue pela Unidade Básica de Saúde, gerado pelo SisReg, que mostra o dia, horário e a especialidade médica da consulta. Também é preciso levar identidade, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde e comprovante de residência.

 

Já o atendimento nos Ambulatórios Pós-Covid-19 e Pós-AVC, são específicos para pacientes com sequelas da Covid-19 e do Acidente Vascular Cerebral (AVC), ocorre mediante encaminhamento médico, após o final do tratamento em uma das unidades da Rede Hospitalar do Estado.

 

O secretário de Estado da Saúde, o médico Gustavo Pontes de Miranda, enfatiza que o Estado está comprometido em garantir oportunidade para que todos os pacientes possam fazer seu tratamento, com toda segurança, e qualidade necessária. “Garantir um tratamento de qualidade e humanizado para todos os alagoanos é o nosso dever, assim como dar a oportunidade para que essas pessoas recebam assistência ambulatorial e se sintam seguras a realizar os procedimentos antes e pós-internação nos hospitais da Rede Estadual de Saúde”, destacou.