10/02/2023 18:36 | Educação

Saiba como conferir as notas do ENEM 2022

Notas do exame são utilizadas para ingresso em instituições de ensino superior de todo o país


Inscrições para o Sisu começam semana que vem

Thiago Ataíde / Ascom Seduc


Joyce Andrea, sob supervisão

Os estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2022 já podem conferir o resultado disponível para consulta no portal do Inep (https://enem.inep.gov.br/participante/#!/), acessando a Página do Participante. Para acessar as notas, o aluno precisa fazer o login digitando o CPF e a senha cadastrados no sistema. A nota do Enem é usada para a seleção de estudantes em universidades públicas e privadas de todo o país.

 

A próxima etapa para os concluintes do Ensino Médio garantirem o ingresso no ensino superior é a submissão da nota do Enem em um dos programas de acesso às universidades brasileiras oferecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Já os estudantes que desejam se candidatar a uma vaga nas instituições de ensino públicas, estaduais ou federais, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) serão abertas na próxima semana, de 16 a 24 de fevereiro, com resultado previsto para o dia 28 do mesmo mês.

 

Já para os estudantes de baixa renda que tenham estudado o Ensino Médio exclusivamente em escola pública e desejam ingressar em uma instituição de ensino particular com bolsa de estudo, o Programa Universidade para Todos (Prouni) promove o acesso às universidades também com a nota do Enem. As inscrições vão de 28 de fevereiro a 3 de março.b O resultado deve sair entre 7e 16 de março (1ª chamada), com a 2ª chamada acontecendo entre os dias 21 e 30 de março.

 

Outra opção para o ingresso no ensino superior é o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), destinado a financiar a graduação de estudantes matriculados em instituições não gratuitas. Para se candidatar, o estudante deve ter obtido uma média geral igual ou maior que 450 pontos no Enem, além de nota maior ou igual a 400 na redação. Outro critério év a renda familiar mensal, que precisa ser de até três salários mínimos. As inscrições podem ser feitas de 7 a 10 de março, com resultado previsto para o dia 14 do mesmo mês.