03/02/2023 10:24 | Tecnologia e Inovação

EFICIÊNCIA

Rumo à Transformação Digital, Avaliação de Desempenho de Servidores do Estado ganha ferramenta de otimização

Formulário digital propõe mais agilidade para os RHs de Alagoas


Superintendente de Política de Gestão de Pessoas de Alagoas, Tatiane Lavarini, apresenta ferramenta de otimização aos RHs do Estado

Carolina Tenório / Ascom Seplag


Larissa Costa / Ascom Seplag

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag-AL) desenvolveu o Sistema de Avaliação de Desempenho, uma metodologia que vai auxiliar as Unidades Gestoras de Recursos Humanos dos Órgãos e Entidades do Governo de Alagoas a aprimorar meios para a valorização do servidor e o fortalecimento da administração pública.


A ferramenta foi lançada e apresentada aos gestores de todos os RHs do Estado, nessa quinta-feira (2), no auditório da Escola de Governo (EGAL), em Maceió. A Avaliação de Desempenho é um instrumento aplicado anualmente, de forma regular e individual, para avaliar o desempenho do servidor no exercício de suas atividades profissionais ao longo do ciclo avaliativo, de acordo com a Instrução Normativa n° 05/2022. O primeiro ciclo avaliativo será referente ao período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2022.


“A avaliação faz parte da nova estruturação e reestruturação das carreiras sancionada pelo Governo nos anos de 2021 e 2022. Inclusive, nós nos empenhamos em transformar todas as informações contidas na Instrução Normativa em uma cartilha didática que facilitasse a compreensão e a aplicação das normas pelos gestores”, frisou a secretária de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata dos Santos.


A ideia inicial é que o Sistema de Avaliação de Desempenho agilize o preenchimento do formulário, e não o substitua. O formulário, que deve ser respondido pelos gestores até 31 de julho, está disponível no portal do SEI (portal.sei.al.gov.br). No entanto, não está descartada a possibilidade de a avaliação ser feita, unicamente, pela sistematização.


“A ferramenta foi desenvolvida com o objetivo maior de dar celeridade à avaliação, tendo em vista os órgãos que geram uma base de dados mais pesada, porque se abastecem de um volume muito grande de servidores. Com o sistema, melhora a capacidade de armazenamento e acelera a matemática dos pontos. Ou seja, a base das funções será a mesma, o que vai diferenciar será a agilidade na avaliação”, explicou a superintendente de Política de Gestão de Pessoas do Estado, Tatiane Lavarini.


Os avaliados serão todos os servidores efetivos que pertencem às carreiras estruturadas e reestruturadas nos anos de 2021 e 2022, no âmbito do Poder Executivo Estadual. A Avaliação de Desempenho acumula um total de 100 pontos que serão distribuídos de acordo com cada critério, entre eles estão: qualidade do trabalho, presteza, assiduidade, administração de tempo, capacidade de trabalho em equipe, entre outros.


“Nosso objetivo principal é dar as melhores diretrizes aos gestores e servidores públicos. Para isso, a gente segue, inclusive, algumas referências nacionais. O importante é gerar fortalecimento para a Administração Pública, sempre de maneira responsável”, finalizou a secretária Renata dos Santos.