21/01/2023 07:49 | SegurançaAssistência SocialDesenvolvimento HumanoUtilidade Pública

Ronda vira case de sucesso no país ao reduzir índices históricos de violência

O Ronda no Bairro contribuiu para reduzir os Crimes Violentos Letais e Intencionais e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio em até 80% nos bairros em que atua


Os números foram levantados em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP)

Marco Antônio/Agência Alagoas


Wellington Santos/ Agência Alagoas

Ligado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), além do trabalho vinculado ao bem-estar humano e desenvolvimento social, desde 4 de janeiro de 2018, o Ronda no Bairro tem ofertado à população alagoana serviços que promovem também a prevenção de delitos e redução dos índices de violência contra o patrimônio, celebrando os resultados positivos de sua atuação nos os bairros populosos e antes problemáticos no quesito segurança pública. Nesse rol estão localidades como o Jacintinho e o Benedito Bentes — que na capital lideravam os índices de violência. Mas o programa foi estendido também ao Centro da cidade e à orla marítima.


Compõem a estrutura do Ronda no Bairro, militares da reserva e da ativa da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e do Exército, que trabalham com rondas a pé, de moto, bicicleta e patinetes, em dois turnos. Nos quatro territórios onde atua em Maceió, o trabalho tem por base quatro eixos de atuação: segurança de proximidade; abordagem social/comunitária; atenção à população em situação de vulnerabilidade social e articulação para a requalificação de espaços de convivência mútua degradados.



Nos últimos cinco anos, o Ronda no Bairro contribuiu para reduzir os Crimes Violentos Letais e Intencionais e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio nesses bairros, em até 80%, em alguns casos, segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Ao longo do período, também foram mantidas em zero as ocorrências de assaltos em ônibus e roubos a veículos.


Com esses resultados positivos, o Ronda no Bairro entrou no radar nacional e já serve de exemplo para outros estados. Tamanho reconhecimento teve seu ápice em 2018, quando, o programa foi matéria de destaque no Jornal Nacional, o mais tradicional noticiário da TV brasileira. À época, o trabalho foi apontado como um dos fatores que mais contribuíram para que Alagoas conquistasse o topo no ranking dos estados que mais reduziram a violência nos nove primeiros meses daquele ano. Os números foram levantados em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública e com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP).


“Em Aracaju, no Congresso Nacional de Pessoas em Situação de Rua, o Ronda no Bairro foi convidado a apresentar seu funcionamento para o estado de Sergipe. A experiência de sucesso também foi apresentada em Brasília, durante encontro nacional com representantes do Ministério da Justiça, assim como ao estado do Rio Grande do Norte”, informa o superintendente do Programa, coronel Cícero Silva. “O que espantou muita gente é que, antes, Alagoas era conhecido como o estado que tinha mais vulnerabilidade e criminalidade. Todos ficaram impressionados com os resultados, com a redução desses números”, completou Silva.


Na esteira do sucesso do trabalho desenvolvido pelo Ronda, vários bairros da capital e 15 municípios alagoanos reivindicam o programa em suas comunidades, entre eles, cidades turísticas como Maragogi e Marechal Deodoro. “Estudos de viabilidade estão em andamento e caberá ao governador Paulo Dantas aprovar. Isso demonstra que o Ronda veio para quebrar paradigmas e mostrar que é possível fazer segurança pública de uma forma diferente, priorizando ações humanizadas”, destaca o oficial.