24/11/2022 14:33 | SegurançaSaúde

Ronda no Bairro recebe especialistas em saúde do homem para falar sobre Novembro Azul

Ação aconteceu na manhã desta quinta-feira (24) e a prevenção do câncer de próstata foi a pauta da conversa com os colaboradores do Programa


Clara Vieira / Ascom Ronda no Bairro

Em alusão ao Novembro Azul, a equipe de Articulação e Mobilização Social do Programa Ronda no Bairro promoveu, na manhã desta quinta-feira (24), uma roda de conversa com objetivo de conscientizar os agentes de proximidade sobre o autocuidado e a prevenção do câncer de próstata. As palestras fora ministradas pelo médico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e especialista em Saúde do Homem, Marcos César Martins, e pelo médico urologista Wellington Rodrigues.

 

No Brasil, a campanha está completando 11 anos e foi iniciada pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, organização social que dedica os trabalhos à saúde do homem. Segundo o instituto, para este ano, o Novembro Azul traz de volta o lema #azultitude, com a intenção de conscientizar os brasileiros a serem protagonistas de sua saúde, cuidando dela de maneira integral.

 

Reforçando esse cuidado, o médico Marcos César ressaltou a necessidade de cuidar do corpo como um todo, sendo fundamentais consultas regulares, hábitos saudáveis, realização de exames periódicos e a procura por unidades básicas de saúde.

 

Através de dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata serão registrados até o final de 2022.

 

Sintomas silenciosos

 

De acordo com o urologista Wellington Rodrigues, os sintomas do câncer de próstata são silenciosos, mas a incidência da doença é muito maior do que se pensa. “É o segundo tipo câncer mais comum entre os homens no Brasil, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Uma certeza é que o diagnóstico precoce dá ao paciente a chance de cura de até 90%, e o ideal é que o acompanhamento médico anual seja iniciado aos 40 anos, principalmente se houver histórico familiar”, frisou.

 

Para o colaborador Marcos Aurélio Mello, é fundamental que o homem reflita de que forma quer chegar à terceira idade e que cada vez mais se informe para entender que os cuidados com a saúde e a realização de exames são indispensáveis para viver com qualidade.

 

A ação é mais uma iniciativa do Programa Ronda nos Bairros, de investir em atividades internas para os colaboradores, com o objetivo de conscientizar, transformando-os em multiplicadores do conhecimento e, sobretudo, estimular uma maior qualidade de vida para todos.