18/10/2023 15:44 | Segurança

Ronda no Bairro participa de panfletagem sobre violência a idosos

“Operação Virtude”, coordenada em Alagoas pela SSP, busca conscientizar sociedade sobre o crime e como denunciá-lo às autoridades


Agentes do Ronda distribuem panfletos sobre violência contra idosos

Victor Lopes / Ascom Ronda no Bairro


Luciano Milano / Ascom Ronda

Agentes operacionais e da Equipe de Articulação e Mobilização Social do Ronda no Bairro participaram, na manhã desta quarta-feira (19), de uma panfletagem por ocasião da “Operação Virtude”, que é de âmbito nacional e tem a coordenação em Alagoas da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). A campanha visa conscientizar a população sobre maus tratos contra idosos.

 

Os panfletos foram distribuídos às pessoas e em estabelecimentos comerciais na Rua Cleto Campelo, no Jacintinho, e adjacências. Conforme o tenente-coronel Iran, que comandou a panfletagem ao lado do tenente Alex, ambos da SSP, outubro é o mês estabelecido pelo Governo Federal para que se intensifiquem as ações de combate à violência às pessoas idosas.

 

“Essa campanha se justifica porque, para se ter ideia, somente agora em 2023, já tivemos mais de 440 denúncias pelo nosso Disque Denúncia 181, o que gerou uma série de visitas, indiciamentos e prisões em flagrantes por conta de violência física, patrimonial, financeira, psicológica e violência sexual que nossos idosos sofrem, muitas vezes dentro de casa e por pessoas próximas”, destacou o tenente-coronel.

 

“Com o apoio inestimável do Ronda, estamos aqui no Jacintinho para distribuir panfletos e buscar conscientizar os cidadãos sobre a importância de protegermos nossos idosos e denunciar às autoridades crimes dessa natureza”, explicou, acrescentando que as denúncias também podem ser realizadas por meio do Disque 100, que tem abrangência nacional.

 



Chefe da Equipe de Articulação e Mobilização Social, Vanessa Castro, reforçou a necessidade de a sociedade assumir o papel de cuidar dos idosos e denunciar crimes contra eles.

 

“Sabemos que a pessoa idosa é vulnerável e, em geral, não consegue pedir apoio, vive um sofrimento silencioso. Infelizmente, muitos desses crimes são cometidos dentro da própria casa dos idosos. Em nosso dia a dia, também nos deparamos com esse tipo de ocorrência. Participamos da distribuição dos panfletos, nesta quarta-feira, com a certeza de que levamos mais informação à sociedade sobre um tema tão delicado”, afirmou a assistente social, que acrescentou: “como integrantes da Seprev, nosso maior objetivo é promover a prevenção da violência, em todas as suas formas”.