21/01/2023 07:42 | Segurança

Ronda no Bairro completa cinco anos com resultados positivos para a população

Desde a implantação, em 2018, alguns índices de crimes foram reduzidos em até 80%


Segurança operacional é diária, por meio das patrulhas a pé, viaturas e motos

Agência Alagoas


Victor Lima / Ascom Ronda no Bairro

Desde 4 de janeiro de 2018, a população alagoana sabe que pode contar com o Programa Ronda no Bairro (PRB) para promover a prevenção de delitos, reduzir os índices de violência contra o patrimônio (CVP) e proporcionar o bem-estar humano e desenvolvimento social. Agora, em 2023, o programa comemora cinco anos de existência, celebrando os resultados positivos de sua atuação no Jacintinho, Centro, orla marítima e Benedito Bentes.

 

Nas regiões específicas onde atua, o PRB, que é ligado à Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) e à Secretaria de Segurança Pública (SSP), reduziu os Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) e os Crimes Violentos Contra o Patrimônio (CVP) em até 80%, em alguns casos, segundo dados da SSP dos últimos cinco anos. Também foram mantidas em zero as ocorrências de assaltos em ônibus e roubos a veículos, ao longo do período.

 

“Estudos comprovam que a simples presença de um policial inibe a ocorrência de crimes. E esta tem sido a atuação do Ronda no Bairro. Com o nosso policiamento de proximidade, geramos sensação de segurança, fato que é atestado e aprovado pela população das áreas onde estamos presentes”, afirma o superintendente do programa, coronel Cícero Silva. “O Ronda veio para quebrar paradigmas ao mostrar que é possível fazer segurança pública de uma forma diferente, priorizando ações humanizadas”, destaca.

 

A segurança operacional é diária, das 6h às 14h30 e das 14h30 às 22h30, por meio das patrulhas a pé (chamadas de POs), viaturas e motos. Na orla há ainda o patrulhamento com as patinetes. Cada equipe é formada por policiais militares ou bombeiros militares da ativa ou reserva e ainda egressos das Forças Armadas.

 

Diferenciais

 

Para além do policiamento de proximidade, um dos diferenciais do programa é a Equipe de Articulação e Mobilização Social, que realiza uma abordagem social e comunitária nas áreas de atuação, focada nos grupos em vulnerabilidade. Para se ter uma ideia da importância da equipe, só no ano passado foram mais de mil atendimentos e encaminhamentos para a rede de apoio e proteção.

 

O Ronda conta ainda com uma Banda de Música, responsável por animar as ações em datas comemorativas e também em eventos organizados em parceria com a equipe social, e por ministrar aulas aos patrulheiros mirins, crianças do Jacintinho que são acompanhadas pelo programa.

 

Os patrulheiros mirins recebem reforço escolar, participam de atividades sociais e esportivas, além de ações de proteção e conscientização ambiental em parceria com o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA).

 

“O Ronda no Bairro é um programa de governo muito bem avaliado pela população. Tanto que são inúmeros os pedidos para que o policiamento de proximidade seja também implantado em outros municípios de Alagoas, uma medida que o governador Paulo Dantas tem trabalhando para realizar em breve. Esse reconhecimento ao trabalho dos amarelinhos, como são conhecidos os agentes, só aumenta a responsabilidade do programa, que preza pela prestação de serviço com excelência”, destaca o secretário de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira.

“O Ronda no Bairro é um dos principais instrumentos da Seprev, em parceria com a SSP, para a promoção da prevenção à violência, o que gera, na ponta final, mais segurança para os alagoanos e quem nos visita”, completou.